Oz Wiki
Registre-se
Advertisement
A Fuga de Oz
A Fuga de Oz
Episódio de Oz
Título Original Escape From Oz
Número #16
Data Original 31 de agosto de 1998
Tema Fuga
Direção Jean de Segonzac
Autor Tom Fontana
Elenco Elenco
Anterior Fazenda de Animais
Próximo A Verdade e Nada Além

A Fuga de Oz (título original: "Escape From Oz") é o oitavo e último episódio da segunda temporada de Oz e o décimo sexto episódio no total.

Sinopse[]

Tim McManus nomeia Karl Metzger como sucessor de Diane Wittlesey como guarda-chefe de Emerald City. Enquanto isso, Mark Mack e outro ariano vasculham a cela de Bob Rebadow e Agamemnon Busmalis por terem visto o túnel. Eles confrontam os idosos, que revelam o local do túnel. Os arianos os obrigam a trocar de cela (com a ajuda de Metzger). Durante a noite, Mack e o ariano tentam fugir, mas morrem quando o túnel desmorona pelas estruturas enfraquecidas pelos idosos, que dizem a McManus que eles cavaram o túnel sob ameaças de Mack. Augustus Hill vai ao necrotério e encontra o Poeta, que conta que gastou todo o dinheiro de seu livro em drogas. Hill diz que quer fugir por um caixão, mas é desencorajado pelos outros prisioneiros.

Robert Sippel vai a Oz e fala com a Irmã Peter Marie e conta sobre a dificuldade de encontrar emprego e moradia, dizendo que dormiu no metrô. Ele pede para que ela fale com Leo Glynn para deixá-lo dormir em Oz. O padre Ray Mukada decide empregá-lo como seu assistente. O homem que foi abusado quando criança por Sippel, Hanssel, visita Sippel. Na Unidade B, Vernon Schillinger discute com Sippel. Vern fala com Metzger, que coloca Sippel no ginásio, onde é crucificado no chão por Schillinger e outros arianos.

Shirley Bellinger é examinada pela doutora Gloria Nathan, que a confronta sobre a morte de sua filha. Timmy Kirk lhe entrega um batom. Em City, o guarda Eugene Rivera é desrespeitado por Raoul Hernandez, que pressiona Miguel Alvarez a arrancar os olhos do guarda. Rivera corre para dentro da sala dos funcionários, com os olhos cortados. A SORT invade City e os presos são confinados e Alvarez desaparece. Ele é encontrado na sala de Mukada. A doutora Nathan descobre que o único preso com o mesmo tipo sanguíneo de Rivera é Ryan O'Reily, que aceita doar seu sangue em troca de ter Cyril O'Reily em City. Alvarez é encontrado, espancado e mandado para a solitária. Ryan conta a McManus que transou com a namorada de um mafioso durante um enterro, o que fez com que ele e Cyril brigassem com a máfia. Durante a briga, Cyril foi atingido na cabeça e ficou com a mente de um garoto de cinco anos. Ele diz que, para proteger o irmão, confessa a morte de Preston Nathan.

Chris Keller deixa a solitária e rejeita um apaixonado Tobias Beecher, dizendo que os dois terminaram. O ex-advogado continua a se embebedar. Na biblioteca, Keller diz a Schillinger que está na hora deles fazerem algo contra Beecher. Com a ajuda de Metzger, Keller e Schillinger levam Beecher ao ginásio, onde os três quebram seus braços e pernas. McManus desconfia de Metzger.

Kenny Wangler e Junior Pierce confrontam Simon Adebisi sobre Antonio Nappa controlando o tráfico. O nigeriano fala com o feiticeiro Kipekemie Jara, que lhe diz que morrerá se não parar com a violência e drogas. Diz também que ele perdeu a noção de casa e de quem ele é. Adebisi fala com a Irmã Peter Marie, provando que não usa mais drogas e que é um homem diferente. O'Reily negocia com Nappa, que pede para que ele investigue sobre a mudança de Adebisi. O italiano propõe uma parceria com Wangler e os negros. Na cozinha, Wangler e Pierce matam Jara. Adebisi vê o corpo e enlouquece, sendo visto pelos guardas como o assassino. Wangler acusa Adebisi de ter enlouquecido e matado Jara. Ele é transferido para a unidade dos doentes mentais.

Kareem Said recusa um pedido de McManus para em falar com o Poeta. Os muçulmanos são chamados por Glynn, que conta a Said que o governador James Devlin libertará dois prisioneiros por clemência, um na Páscoa e outro no Ramadã e um deles pode ser ele. Isso causa uma briga entre os muçulmanos, já que Zahir Arif não concorda com a possível liberação de Said. Devlin faz uma coletiva de imprensa para libertar Said, mas o muçulmano recusa a liberdade.

Trivia[]

Mortes[]

  • Mark Mack e outro ariano morreram durante o desmoronamento do túnel causado por Busmalis e Rebadow.
  • Kipekemie Jara foi esfaqueado na cozinha por Kenny Wangler e Junior Pierce a mando de Antonio Nappa.

Apresentações[]

  • Prisioneiro 96M542, Mark Mack. Condenado em 1° de junho de 1996 por homicídio, vandalismo e crime de ódio. Pena de 70 anos com direito a condicional em 40.
  • Prisioneiro 98J604, Kipekemie Jara. Condenado em 1° de agosto de 1998 por homicídio por negligência. Pena de 20 anos com condicional em 8.
Advertisement