Oz Wiki
Registre-se
Advertisement
A Mente Criminosa
A Mente Criminosa
Episódio de Oz
Título Original Gray Matter
Número #29
Data Original 9 de agosto de 2000
Tema Mente de um criminoso
Direção Brian Cox
Autor Tom Fontana
Elenco Elenco
Anterior A Clemência
Próximo Uma Palavra aos Sábios

A Mente Criminosa (título original: "Gray Matter") é o quinto episódio da primeira parte da quarta temporada de Oz e o vigésimo nono episódio no total.

Sinopse[]

O detetive corrupto Bruno Goergen é mandado para Emerald City, onde reconhece John Basil disfarçado de Desmond Mobay. Bruno conversa com a Irmã Peter Marie Reimondo, recusando o, de praxe, acompanhamento psicológico de policiais condenados. No ginásio, Goergen acaba brigando com Mondo Browne e Leroy Tidd e Basil não o ajuda. Goergen o ameaça, dizendo que se algo mais acontecer com ele, o denunciará. Simon Adebisi e Chucky Pancamo pressionam Basil para que ele mate alguém, mas que o faça parecendo um acidente para não quebrar o acordo com Martin Querns. Ele pede ajuda à Augustus Hill, mas ele se nega. Basil mente à Goergen, dizendo que Hill sabe que ele é um policial. Ele oferece ajuda à Bruno, lhe dizendo que podem empurrar Hill num poço de elevador, o matando. Goergen e Basil encontram Hill no elevador, mas o policial disfarçado atira Bruno no poço, o matando. Ele usa heroína e recebe sua parceira, Kina Spaites, que lhe pressiona por resultados e é vista por Hill.

Leo Glynn grava um comercial para a campanha de James Devlin e recebe a visita de sua esposa Mary, que lhe avisa que a imprensa está perguntando sobre seu irmão, Mark. James Devlin o pressiona para que explore o estupro de sua filha na campanha. Ele reluta, mas fala sobre o acontecimento à imprensa. Na Unidade B, Tim McManus recebe um telefonema de Diane Wittlesey, mas ele a ignora. Ele briga com Sean Murphy por ele não ter se demitido quando ele foi. Querns fala com Kareem Said, lhe dizendo que fará mudanças em City. Alá Supremo, um violento militante muçulmano, chega à City e é reconhecido das ruas por Hill. Ele logo consegue a amizade do Poeta. Ele dispensa a liderança de Zahir Arif. Querns fala com Adebisi, que avisa a Said que City irá mudar, lhe oferecendo novamente sua parceria, mas ele nega. Querns anuncia que abandonou o conselho de presos, substituindo o mesmo por um sistema onde três prisioneiros são responsáveis, sendo eles Adebisi, Pancamo e Enrique Morales. Ele transfere os motoqueiros - brancos - de City. Murphy discute com Querns e se transfere da unidade. Browne e Tidd são transferidos para City. Arif se zanga com Adebisi por não ser um responsável ou por não haver nenhum muçulmano nos novos presos.

Um estupro ocorre na Unidade B e Gloria Nathan trata da vítima. No Corredor da Morte, Mark Miles começa a pintar um autorretrato na parede. Nat Ginzburg sofre com a AIDS. Zangado com Miles, Moses Deyell soca a parede e quebra a mão. Ele pede para que a médica veja Nat. Timmy Kirk apresenta o estuprador da doutora Nathan, Patrick Keenan, à Ryan O'Reily. Em City, Browne e Tidd tentam estuprar Cyril O'Reily, que, em um ataque de fúria, ataca os dois e alguns guardas. Amordaçado e amarrado, Cyril é mandado para o hospital, onde recebe uma grande dose de calmantes. Adebisi repreende Tidd e Browne. Querns fala com Nikolai Stanislofsky sobre a morte de Ralph Galino, dizendo que ele é o principal suspeito da morte do italiano. O russo pressiona Jaz Hoyt para matar O'Reily, mas ele se nega. Ryan conta à Hoyt que Nikolai possui um celular. Jaz e os motoqueiros ameaçam Nikolai, que dá o telefone. Uma confusão começa no ginásio e O'Reily acaba conseguindo o celular. Enquanto Hoyt é mandado para a solitária, Stanislofsky é mandado para custódia.

Bob Rebadow continua a ignorar Agamemnon Busmalis. Quando Joseph Mineo tenta obrigar um desolado Tobias Beecher a entrar na fila da contagem, Rebadow o desafia, ganhando aplausos do resto dos presos. O idoso confessa à Irmã Pete que desde que assassinou Raoul Hernandez, se sente vivo, sem medo de morrer. Ele pede à Cyril que o ajude a treinar boxe. No refeitório, um ariano tenta lhe roubar a sobremesa, apenas para tomar uma tortada no rosto. Beecher se recusa a comer. Rebadow vai à Morales, lhe pedindo permissão para matar outra pessoa como recompensa por ter matado Hernandez. James Robson conta à Vernon Schillinger sobre a condição de Beecher. Vern manda seu filho Hank mandar outro "pacote". Dessa vez, o corpo de Gary é encontrado. Beecher vai ao funeral, mas antes fala com Chris Keller sobre as suspeitas do FBI dele ter assassinado homossexuais, mas ele se nega ter cometido os crimes ou sentido algo por outro homem o que sente por Beecher, que o acusa de mentiroso. Ray Mukada fala com Schillinger sobre Shirley Bellinger, mas ele nega ter transado com a mesma. Mukada lhe diz que Beecher encontrou Hank para compensá-lo pela morte de Andy. Pago por Schillinger, Eli Zabitz diz à Beecher que uma fonte lhe contou que Keller contratou o sequestro. Pierce Taylor interroga Chris sobre a morte de três homossexuais, inclusive Brice Tibbetts. Beecher tenta matar Keller durante a noite. Vern manda Hank libertar a filha de Beecher viva.

Trivia[]

Mortes[]

  • Bruno Goergen morreu ao ser empurrado num poço de elevador por John Basil.

Apresentações[]

  • Prisioneiro 00G115, Bruno Goergen. Condenado em 15 de março de 2000 por posse ilegal e venda de armas e homicídio qualificado. Pena de 36 anos com direito a condicional em 18.
  • Prisioneiro 00K251, Kevin Ketchum, também conhecido como "Alá Supremo". Condenado em 22 de março de 2000 por homicídio. Pena de 25 anos com direito a condicional em 10.
Advertisement