Oz Wiki
Advertisement


Edward Galson, também conhecido como "Coronel" (prisioneiro 01G359), é um personagem de Oz interpretado por John Doman.

Biografia[]

Prisioneiro 01G359, Edward Galson. Condenado em 16 de fevereiro de 2001 por estupro e agressão. Pena de 15 anos com direito a condicional em sete.

Arrogante coronel do exército, Edward Galson foi preso em 2001 após estuprar uma colega militar enquanto bêbado.

Quarta temporada, parte 2[]

Após sua condenação, Edward Galson foi mandado para a Penitenciária de Segurança Máxima Oswald (Oz) e locado em Emerald City, recebendo Tobias Beecher como seu responsável e companheiro de cela. No entanto, a relação entre os dois foi iniciada de forma conturbada. Em uma sessão de alcóolatras da Irmã Peter Marie, Galson se recusou a admitir seu vício, sendo chamado de covarde por Beecher. Mais tarde, o homofóbico Galson zombou da sexualidade de Beecher, que respondeu com críticas ao exército. Os dois brigaram fisicamente e Beecher foi mandado para a jaula de punição de prisioneiros em City.

O Coronel, no entanto, se deu bem com o líder dos negros Burr Redding, com os dois compartilhando um passado militar e participação na Guerra do Vietnã. Na biblioteca, Galson flagrou Tug Daniels e Alá Supremo conspirando contra Redding, mancomunados com os rivais Enrique Morales e Chucky Pancamo. Com Galson avisando Redding, Daniels foi morto.

Após receber a visita de sua filha, Patricia, que lhe avisou que, em seu casamento, iria ser acompanhada ao altar pelo padrasto, indicando a perda de seu relacionamento com seus familiares, Galson decidiu tentar matar Morales enquanto os dois consertavam um elevador. Durante a briga, Galson acabou sendo jogado no poço do elevador, acionado por Morales. O Coronel morreu esmagado pelo elevador, morte considerada um acidente.

Aparições[]

Edward Galson apareceu em quatro episódios de Oz.

Advertisement