Oz Wiki
Advertisement
Patricídio. Gostei da palavra.

Ryan O'Reily, Exeunt Omnes


Seamus O'Reily (prisioneiro 03P138) é um personagem de Oz interpretado por Kevin Conway.

Biografia[]

O abusivo alcóolatra irlandês Seamus O'Reily foi preso durante a juventude, provavelmente na Penitenciária de Segurança Máxima Oswald (Oz). Irmão de Brenda O'Reily, Seamus teve um relacionamento com Suzanne Fitzgerald, com quem teve seu filho mais velho, Ryan O'Reily. Após Suzanne deixa a família para uma vida de protestos ao lado de Jahfree Neema, Seamus se casou com Tessie, com quem teve Cyril O'Reily. Tessie criou Ryan como seu filho, com ele descobrindo sua real maternidade apenas adulto. Os meio-irmãos Ryan e Cyril cresceram em um ambiente hostil e violento criado por Seamus, com Ryan testemunhando o pai inadvertidamente causando a morte de sua irmã caçula, o bebê Carolyn, ao chacoalhá-la para que ela parasse de chorar.

Ryan e Cyril acabaram crescendo nas ruas, liderando uma violenta gangue irlandesa quando adolescentes, chegando a serem perfilados em uma reportagem televisiva de Jack Eldridge. Debilitada por um câncer, Tessie morreria pouco depois da exibição da reportagem. Em 1996, com Ryan e Cyril já adultos, uma briga em um funeral da Máfia Italiana acabou com Cyril sofrendo um trauma na cabeça, ficando com a mente similar a de uma criança. Ryan foi preso em Oz em 1997, enquanto Cyril foi mandado para a prisão em 1998, após assassinar Preston Nathan.

Terceira temporada[]

Em 1999, Ryan O'Reily passou a dopar os prisioneiros que enfrentariam Cyril no torneio de boxe. Quando o esquema de roubo de medicamentos foi descoberto, Ryan arranjou uma visita de Seamus para Cyril, com o patriarca O'Reily xingando Tessie e estapeando Cyril durante o encontro. Ryan usou a raiva de Cyril para fazê-lo mais agressivo durante sua luta contra Hamid Khan. Cyril venceria a luta imaginando Khan como Seamus, causando dano cerebral e, eventualmente, causando a morte de Hamid.

Quarta temporada, parte 2[]

Dois anos depois, Suzanne Fitzgerald visitou Ryan na prisão, lhe revelando a verdade sobre ela ser sua mãe biológica e não Tessie. Ao mesmo tempo, Cyril atacou Claire Howell após ela tentar lhe abusar sexualmente, o que resultou em Sean Murphy, diretor interino de Emerald City, considerar transferi-lo para o Instituto Connelly para prisioneiros com distúrbios psicológicos. Com as duas situações, Ryan requisitou uma visita de Seamus, que se mostrou indiferente sobre a transferência de Cyril, mas se irritou ao saber de Fitzgerald, confirmando a veracidade das informações de Suzanne.

Quinta temporada[]

Após Cyril assassinar Li Chen e poder ser condenado à morte, Ryan convocou Seamus e Brenda para reunir fundos para a defesa de Cyril. No entanto, os desacordos entre a família por questões financeiras acabou transformando a reunião em uma briga.

Com Cyril mandado ao Corredor da Morte, Ryan encontrou consolo no padre Daniel Meehan, que descobriu, junto a Brenda, sobre a morte de Carolyn quando bebê. Em uma visita de Seamus, Ryan lhe afirmou que foi testemunha do assassinato.

Sexta temporada[]

Prisioneiro 03P138, Seamus O'Reily. Condenado em 3 de fevereiro de 2003 por assassinato em 1° grau. Pena de 34 anos com direito a condicional em 16.

Em 2003, Seamus se envolveu em uma briga em um ferro-velho, comandando um colega a usar uma empilhadeira para derrubar um carro em cima de seu rival. Ele acabou condenado a 34 anos e mandado para Oz, na Unidade B. Lá, se enciumou com a relação entre Suzanne Fitzgerald e Jahfree Neema, se recusando a visitar Cyril no Corredor da Morte e tentando armar para que Vern Schillinger matasse Neema, sem sucesso.

Seamus tentou esfaquear Neema, mas, durante a luta, acabou ele ferido, sendo mandado para o hospital. Em seu tratamento, Seamus se arrependeu da forma como lidou com Cyril e decidiu visitá-lo. Tarde demais, pois seu filho já havia sido executado. A mudança de comportamento de Seamus fez Ryan o perdoar e iniciar uma nova relação com o pai.

Aparições[]

Seamus O'Reily apareceu em 6 episódios de Oz.

Advertisement