Oz Wiki
Advertisement


Suzanne Fitzgerald é uma personagem de Oz interpretada por Betty Lynn Buckley.

Biografia[]

Em sua juventude, Suzanne Fitzgerald se relacionou com o ex-presidiário Seamus O'Reily, com quem teve um filho, Ryan. Com o filho ainda bebê, Suzanne abandonou a família ao lado de Jahfree Neema, membro do grupo Panteras Negras, para se dedicar a uma vida de luta social. O bebê Ryan foi criado por Seamus e por sua nova esposa, Tessie, como filho do casal.

Quarta temporada, parte 2[]

Em 2001, Suzanne Fitzgerald fez uma visita ao seu filho, Ryan O'Reily, na Penitenciária de Segurança Máxima Oswald (Oz). Durante o encontro, Suzanne se revelou como mãe biológica de Ryan, o que o prisioneiro negou, abandonando a visita. Mais tarde, ao confrontar seu pai, Ryan entendeu que Suzanne havia lhe contado a verdade. Em uma segunda visita, Suzanne explicou que Ryan era apenas meio-irmão de Cyril O'Reily, por parte de pai, e que ela o abandonou para se juntar a protestos contra a Guerra do Vietnã. Durante os protestos, uma pessoa acabou morta e Suzanne assumiu a culpa, tendo que se apresentar à prisão.

Quinta temporada[]

A dívida de Suzanne com a justiça foi alterada em 2002, convertida à necessidade cumprir dois anos de serviço comunitário. Ela optou por trabalhar em Oz, atuando como professora de artes. Jia Kenmin e Li Chen rivais dos irmãos O'Reily, passaram a frequentar as aulas de Suzanne, enquanto ela se tornou uma figura materna para Ryan e Cyril O'Reily. Ela também passou a ensinar canto para Omar White, prisioneiro forçado a assistir as aulas por Tim McManus, tentando mantê-lo longe do tráfico de drogas. Segundo Glen Shupe, Kenmin e Chen planejavam estuprar Fitzgerald e ele passou essa informação aos O'Reily. Durante uma briga, Cyril acabou matando Chen e, sem a cooperação de Kenmin ou Shupe, poderia ser condenado à morte.

Nas semanas seguintes, Suzanne apoiaria Cyril durante seu julgamento e condenação.

Sexta temporada[]

Falha de Comunicação

Suzanne e Jahfree Neema reunidos em Oz.

Em 2003, Suzanne decidiu organizar uma peça de teatro encenada pelos prisioneiros de Oz: MacBeth, de William Shakespeare. Ela se tornou alvo de outro prisioneiro buscando vingança contra Ryan O'Reily: Peter Schibetta. Junto a Chucky Pancamo, O'Reily organizou o assassinato de Schibetta antes que ele fizesse algo contra Suzanne.

Jahfree Neema, Pantera Negra ex-amante de Suzanne, acabou preso e mandado para Oz. Fitzgerald, então, pediu para que O'Reily fosse amigável com Neema, mas ele imediatamente foi destratado pelo homem. Logo, Seamus O'Reily também foi preso e mandado para Oz, negando visitar Cyril antes de sua execução, apesar dos pedidos de Fitzgerald. Enciumado pela proximidade entre Suzanne e Neema, Seamus tentou assassinar o ex-Pantera Negra, mas acabou esfaqueado em seu lugar.

Aparições[]

Suzanne Fitzgerald apareceu em 18 episódios de Oz.

Advertisement