Oz Wiki
Advertisement


William Giles (prisioneiro 58G714) é um personagem de Oz interpretado por Austin Pendleton.

Biografia[]

William Giles Jovem

Giles em seus primeiros anos em Oz

Prisioneiro 58G714, William Giles. Condenado em 6 de fevereiro de 1958 por homicídio em segundo grau. Pena de prisão perpétua com direito a condicional em 60 anos.

Condenado em 1958 à prisão perpétua, William Giles permaneceu na Penitenciária de Segurança Máxima Oswald (Oz) até, no mínimo, 2002. Antes de ser preso, Giles testemunhou o assassinato do marido da Irmã Peter Marie Reimondo. Em Oz, Giles presenciou, no refeitório, a briga que resultou na morte do guarda Samuel Hughes.

Durante seu encarceiramento de décadas, Giles teve sua sanidade afetada, desenvolvendo uma compulsão por higiene bucal e começando a falar de forma cifrada. Em 1996, Giles matou seu companheiro de cela, Ron Bibi, quando este tentou roubar sua escova de dentes. Pelo crime, Giles foi mandado para a solitária. Por conta de sua personalidade instável, Giles passou a cumprir sua pena na solitária permanentemente.

Segunda temporada[]

Em 1998, Giles passou a clamar pela presença da Irmã Peter Marie, lhe falando palavras aparentemente desconexas. A freira tentou convencer o diretor Leo Glynn a permitir que Giles deixasse a solitária para sessões de terapia, mas não obteve sucesso. Em resposta, Irmã Pete passou a visitar Giles em sua cela. Em uma das visitas, Giles sofreu um ataque de fúria e agarrou a freira.

A Irmã Pete passou a estudar as palavras ditas por Giles, descobrindo que, ao uni-las, encontraria a esquina em que seu marido havia sido morto anos antes. Ao ser confrontado, Giles confessou que testemunhou a morte do marido da freira. Ao consultar Augustus Hill, que viu Giles matar seu companheiro de cela, Ron Bibi, por conta de uma escova de dentes, a freira novamente perguntou a Giles sobre a morte de seu marido, descobrindo que Bibi havia matado seu marido. Glynn negou os apelos da freira para tirar Giles da solitária. Ela, então, deu para William Giles uma caixa de objetos de higiene bucal.

Terceira temporada[]

Em 1999, Giles sofreu um ataque cardíaco na solitária, sendo encontrado desmaiado pela guarda Claire Howell em sua cela. No hospital, Giles foi questionado pelo padre Ray Mukada sobre a morte do guarda Samuel Hughes anos antes, no refeitório de Oz. Giles lhe respondeu dizendo que Leo Glynn havia matado Hughes. Pouco depois, Glynn admitiu a Mukada que Hughes foi assassinado ao apartar uma briga causada por Glynn quando os dois eram jovens guardas em Oz.

Quarta temporada, parte 1[]

De volta à solitária, Giles foi colocado nas pausas de exercícios físicos dos prisioneiros, que deveriam andar em círculos, acorrentados uns aos outros. Durante um dos exercícios, Giles ouviu uma conversa entre Miguel Alvarez e Louis Bevilaqua sobre o estupro da filha de Glynn. Durante a discussão, Alvarez admitiu que mentiu ao diretor ao dizer que Carlo Ricardo havia sido o estuprador, enquanto Bevilaqua, o agressor real, iria matá-lo com autorização de Raoul Hernandez. Giles roubou a faca de Bevilaqua, esfaqueando os dois latinos. Bevilaqua morreria como resultado do ataque.

Para a Irmã Pete, Giles confessou o ataque e justificou-se dizendo que Alvarez e Bevilaqua estavam mentindo.

Quarta temporada, parte 2[]

William Giles foi condenado à morte pelo assassinato de Louis Bevilaqua, sendo mandado para o Corredor da Morte. Ele escolheu ser executado por apedrejamento, requisição negada pelo Estado. Por conta da escolha de Giles, o governador James Devlin reduziu as opções de execução de presos condenados à morte a injeção letal e eletrocutamento. Devlin pediu para a Irmã Pete declarar Giles mentalmente incapaz, para ter sua pena convertida em uma nova prisão perpétua, mas a freira se negou. A Suprema Corte interferiu no caso, reorganizando a lei da execução de prisioneiros. Como resultado, a pena de morte de Giles foi comutada e ele retornou à solitária.

Quinta temporada[]

Com a liberação dos presos da solitária por uma reforma nos dutos de ar, Giles foi movido para a Unidade B. Alvarez tentou intimidar Giles no ginásio para se mostrar forte contra El Norte. No entanto, Giles acabou batendo em Alvarez.

Aparições[]

William Giles apareceu em 11 episódios de Oz.

Advertisement