Fandom

Oz Wiki

Enrique Morales

781 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Enrique Morales
Enrique Morales
Temporada(s)
4.1 | 4.2 | 5 | 6
Primeira aparição
Última aparição
Apareceu em
Também conhecido como
Status
Morto
Condenação

Condenado em 6 de abril de 2000 por homicídio. Pena de 25 anos com direito a condicional em 15
Morte
Sufocado por Carol Grace
Aliança
Família
Annette Osorio (irmã), Javier Osorio (cunhado)
Interpretado por

Enrique Morales (prisioneiro 00M871) é um personagem de Oz interpretado por David Zayas.

BiografiaEditar

Prisioneiro 00M871, Enrique Morales. Condenado em 6 de abril de 2000 por homicídio. Pena de 25 anos com direito a condicional em 15.

Um renomado gângster latino, Morales foi mandado para Emerald City. Chucky Pancamo e Simon Adebisi pararam de confiar em um paranóico Raoul Hernandez e ofereceram à Morales a liderança de El Norte caso ele matasse El Cid. Morales ameaçou Bob Rebadow, o obrigando a fazê-lo. Ele convenceu Sean Murphy a transferir Rebadow para a cela de Hernandez, o matando durante a noite.

Ao assumir a liderança de El Norte, Morales formou uma tríade com Adebisi e Pancamo para controlar o tráfico de drogas. Além disso, o trio passou a testar Desmond Mobay de diversas maneiras para saber se ele poderia traficar para eles, incluindo ser espancado pelos negros e servir de saco de pancadas de Pancamo. Por fim, Mobay deve assassinar algum preso.

Com Adebisi ganhando autonomia sob City em troca do fim da violência, em parceria com o novo diretor Martin Querns, Morales e Pancamo são nomeados responsáveis pelos presos.

Animado por ter matado El Cid, Rebadow pede a Morales permissão para assassinar outro prisioneiro. Ele nega, já que não tem em vista ninguém que precise ser morto. Ele, então, concede a Rebadow proteção caso ele mate alguém.

Cansados de Adebisi transferindo presos brancos de City e trazendo presos negros das outras unidades, bem como favorecendo os negros em disputas internas, Morales e Pancamo confrontam o nigeriano, que os dispensa e os transfere para a Unidade B.

Após a morte de Adebisi, demissão de Querns e recontratação de Tim McManus como diretor de City, Morales e a maioria dos presos anteriormente transferidos retornaram ao pavilhão. No lugar de Adebisi, Burr Redding assume a liderança dos negros de Oz e, diferente de seu antecessor inicialmente, decide romper os negócios com Morales e Pancamo. Enrique, então, usa uma situação ao seu favor: o encalhamento de um navio de imigrantes chineses ilegais obrigou as autoridades a mandar 36 homens para Oz aguardando deportação. Morales tentou convencer o líder do grupo, Bian Yixue, que Redding, veterano da Guerra do Vietnã, odiava os orientais para causar animosidade. Com a recusa de Yixue de assassinar Redding, os latinos imobilizam o chinês e Morales o mata com uma arma de pregos. Com isso, Burr é mandado para a jaula de punição no meio de Emerald City.

Sem evidências que o implicam na morte de Yixue, Redding é libertado da jaula, mas jura vingar-se de Morales. Enquanto isso, Miguel Alvarez faz um trato com o diretor Leo Glynn: ele deixaria a solitária e retornaria a City como um informante do diretor sobre as ações de El Norte. Para aceitar Alvarez de volta ao grupo, Morales manda que ele mate Redding. Para evitar ter que fazê-lo, Miguel oferece-se a Morales como um agente duplo para espionar o diretor, mas Morales se nega. Negado também como informante de Redding, Miguel mata o latino Jorge Vasquez após uma ameaça e retorna à solitária.

Antes de sua deportação, o chinês Wong Gongjin pede a Jia Kenmin que vingue Yixue, matando Morales. Enquanto isso, Morales e Pancamo aceitam a ajuda de Alá Supremo para livrar-se de Redding. Ao mesmo tempo, Redding formou um grupo para assassinar Pancamo, Morales e Supremo. No entanto, devido a uma delação de Augustus Hill, os assassinatos foram impedidos, incluindo a tentativa de Kenmin de matar Morales.

McManus obrigou Morales e Redding a selarem paz no centro de Emerald City. No entanto, a ação foi apenas teatral. Morales e Pancamo continuaram a agir para assassinar Redding, aceitando a proposta de Alá Supremo, que prometeu convencer Hill a matar Redding. Supremo, na realidade, aliara-se a Tug Daniels para tomar o poder de Redding, Pancamo e Morales. Ao saber disso, Edward Galson contatou Burr, que causou a morte dos dois. Galson ainda tentou matar Morales enquanto os dois consertavam um elevador. O líder de El Norte, no entanto, conseguiu escapar do ataque e fazer com que Galson fosse esmagado pelo elevador.

Nesta época, McManus e Dave Brass passaram a disputar jogos de basquete contra Jackson Vahue e Agamemnon Busmalis. Os rumores de que um olheiro dos Sacramento's Kings contrataria Brass e que ele não participaria do jogo final entre as duplas se espalharam por Oz. Com a certeza de que McManus seria derrotado, Morales zombou do diretor de City, que blefou, dizendo que Brass jogaria. Para evitar perder dinheiro de apostas, Morales manda Carlos Martinez cortar o tendão de Brass.

Quinta temporadaEditar

Um acidente com o ônibus de visitantes de Oz acontece, matando diversos familiares de presos, incluindo a irmã de Morales, Annette Osorio. Após um desentendimento entre Alvarez e Chico Guerra, Miguel decide permitir que Guerra o esfaqueie em um ponto não-letal para acabar com a longa disputa entre os dois. Guerra aceita, mas decide matar Miguel Alvarez ao invés de apenas feri-lo. Ao saber disso e repensar a morte de sua irmã, Morales aconselha Guerra a não assassinar Alvarez. Guerra, no entanto, tenta matar Alvarez, sem sucesso.

Enrique garante a Miguel que Guerra não tentará mais nada contra ele. Alvarez, então, convence o jovem Jaime Velez a matar Guerra. Ele tenta sem sucesso. Enquanto isso, Brass confronta Morales sobre o corte de seu tendão. Com a guerra entre os italianos e a Irmandade Ariana tirando os mafiosos do tráfico em grande parte, Redding oferece uma parceria a Morales, que aceita.

Ainda superando a morte de sua irmã, Morales fala com o padre Ray Mukada para saber suas últimas palavras, reclamações sobre seu marido. Ele recebe a visita de Javier Osorio, viúvo de Annette e o engana até que ele confessa ter batido em sua esposa por ela querer ser uma modelo. Ao saber disso, Morales espanca Javier.

Para acabar com o problema de Jia Kenmin, que ainda quer se vingar de Morales pela morte de Yixue, Enrique faz um pacto com Ryan O'Reily: o irlandês causaria a morte de Kenmin enquanto Morales causaria um acidente em Glen Shupe, que se recusava a testemunhar a favor de Cyril O'Reily no julgamento pelo assassinato de Li Chen. Morales e El Norte deceparam um braço de Shupe enquanto O'Reily influenciou Tom Robinson e outros guardas a matar Kenmin.

Após Augustus Hill sofrer problemas no rim ao utilizar drogas traficadas pelo Poeta, Redding pressiona Busmalis que, obrigado pelo Poeta, mente ao líder negro, dizendo que Guerra havia traficado drogas para Hill. Isso causa uma nova rixa entre Morales e Burr. Morales retoma a parceria com os italianos via Frank Urbano e, mesmo firmando um trato de não-violência com Redding, pede que Urbano mate Burr. Quando Urbano tenta assassinar Redding, Hill entra em sua frente e acaba morto.

Sexta temporadaEditar

Ainda investigando o corte de seu tendão, Dave Brass pressiona o intoxicado Carlos Martinez no hospital. Ele se nega a delatar Morales. Ao ser pressionado por Sean Murphy, Enrique decide matar Martinez para evitar uma delação. Além disso, Morales ofereceu a Miguel Alvarez seu retorno a Emerald City caso ele espionasse Redding e os negros. Alvarez, no entanto, negou o acordo.

Guerra encarrega-se de matar Martinez, mas não faz após o latino prometer não implicar Morales no corte do tendão de Brass. Durante a noite, Martinez morre. Dizendo que, antes de morrer, Martinez havia delatado Morales, Brass coloca Morales na solitária. Com a ajuda de Murphy e Claire Howell, Brass corta os dois tendões de Enrique. Mais tarde, Brass confessou que mentiu sobre a confissão de Martinez, mas tinha certeza da culpa de Morales.

Culpado, Murphy confessou sua participação no ataque contra Morales e foi abandonado pelos outros guardas. No hospital, locomovendo-se apenas com a ajuda de uma cadeira de rodas, Morales diz ao diretor Glynn que teme a enfermeira Carol Grace e pede que ele investigue seus antecedentes. Durante a noite, Grace sufoca Morales com um travesseiro. Ao fim, descobre-se que Grace havia matado ao menos 11 prisioneiros, incluindo Martinez e Morales.

ApariçõesEditar

Enrique Morales apareceu em 26 episódios de Oz.

Prisioneiros de Oz
El Norte
Gays
Homeboys
Irlandeses
Irmandade Ariana
Máfia Italiana
Motoqueiros
Muçulmanos
Os Outros
Protestantes

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória