Oz Wiki
Registre-se
Advertisement


Gloria Nathan é uma personagem de Oz interpretada por Lauren Vélez.

Biografia[]

Primeira temporada[]

Médica na Penitenciária de Segurança Máxima Oswald, Nathan sugeriu a Tim McManus que Dino Ortolani fosse sedado após ele assassinar Emilio Sanchez. Sedado na solitária, Ortolani acabou incendiado por Johnny Post como parte da guerra entre os negros e italianos. Mais tarde, McManus convidou Nathan para um encontro, o que ela negou por ser uma das testemunhas da execução de Jefferson Keane.

Frustrado pelo comportamento de Kenny Wangler contra Bob Rebadow, McManus recusou um convite de Nathan, que, com Ray Mukada e Irmã Pete, sugeriram, sem sucesso, a criação de uma unidade exclusiva para prisioneiros idosos. Ela também diagnosticou o Mal de Alzheimer de Ricardo Alvarez.

Segunda temporada[]

Durante a investigação de Alvah Case sobre a rebelião de Emerald City de 1997, Nathan foi uma das funcionárias entrevistadas, constatando que Scott Ross havia sido baleado na cabeça, no peito e nos testículos. Ela cuidou dos olho ferido de Vernon Schillinger e diagnosticou o câncer de mama de Ryan O'Reily. Após a visita de sua esposa, Shannon, O'Reily chorou com Gloria.

Após a cirurgia e quimioterapia, O'Reily perdeu seu cabelo, brigando com outros prisioneiros por conta disso. Nathan e McManus resolveram manter o irlandês no hospital para evitar confusão. Neste tempo, Ryan confessou estar apaixonado pela médica, que confessou à Irmã Peter Marie também ter sentimentos pelo irlandês. Antes de retornar a Emerald City, O'Reily beijou Nathan.

Obcecado, O'Reily pagou a Miguel Alvarez para roubar o estetoscópio de Gloria, além de importuná-la com cartas de amor e ligações. Em seguida, Ryan pediu o divórcio de Shannon e ordenou que seu irmão Cyril assassinasse Preston Nathan, marido de Gloria. Com a chegada de Cyril a Oz e seu estupro por Schillinger e pelos arianos, O'Reily aceitou doar sangue para Eugene Rivera para conseguir a transferência de Cyril para Emerald City. Ele também aceitou confessar ser o mandante do assassinato de Preston Nathan.

Terceira temporada[]

Para cortar custos, James Devlin privatizou a administração hospitalar do sistema prisional, sob protestos de Nathan. O administrador Frederick Garvey decidiu, também contra a vontade de Nathan, cortar os antidepressivos de Miguel Alvarez. Logo depois, Garvey decidiu demitir a médica. Quando Alvarez tenta suicídio, Nathan vai à imprensa contra Garvey. A pressão faz com que Devlin desfaça o contrato com Garvey e devolva o emprego de Gloria.

Com Claire Howell o processando por assédio sexual, McManus pediu a Irmã Pete e a Nathan que testemunhassem a seu favor, mas a médica se recusou.

Quarta temporada, parte 1[]

Culpado pela pressão de Cyril sobre a morte de Preston, O'Reily decidiu participar das sessões de interação entre vítima e criminoso da Irmã Peter Marie, mas Gloria se negou a participar. Ryan fez um corte em sua mão para poder ir ao hospital para convencer Nathan, sem sucesso. Após o tiroteio de Guillaume Tarrant em City, Nathan e Irmã Pete defenderam McManus contra Leo Glynn, que mesmo assim o demitiu.

Nathan, então, convenceu os pais de Preston, Lars e Patricia Nathan, a participar das sessões de interação com Ryan e Cyril. Durante a sessão, Ryan denunciou Gloria por ter tido um caso com McManus, causando uma briga entre os Nathan e Gloria, além de denunciar seu amor pela médica. Gloria acabou brigando com Ryan e, na mesma noite, foi estuprada ao voltar para casa.

Ao retornar ao emprego, Nathan pressionou Ryan, o acusando de armar o estupro. Para aplacar Nathan, Ryan confessou, mesmo sendo inocente. O estuprador de Gloria, Patrick Keenan, acaba mandado para Oz. Logo depois, Ryan matou Keenan, mandando seu colar de trevo e um bilhete de amor para Gloria, que também foi informada pela Irmã Pete que Ryan não havia sido o mandante do estupro. Após estes acontecimentos, Nathan pediu afastamento de Oz.

Quarta temporada, parte 2[]

Ao retornar a Oz, Nathan se aproximou de Cyril, que lhe contou sobre Ryan estar doente na solitária. Ao examinar Ryan, ele confessou-lhe o assassinato de Keenan. Mais tarde, Nathan confirmou à Irmã Pete seu amor por O'Reily.

Em parceria com a empresa médica Weigert, Nathan passou a testar nos prisioneiros voluntários um novo remédio de envelhecimento, o que permitiria envelhecer os prisioneiros e os libertar, ao invés de mantê-los na cadeia. Fred Wick morreu durante os testes, o que levou sua família a processar Nathan.

Testemunha do assassinato de Keenan, Zahir Arif contou a Kareem Said. Com a ameaça de uma denúncia, Ryan pediu a Gloria que ajudasse ele e Cyril a fugir de Oz. Ela negou, no entanto.

Quinta temporada[]

Para confundir a investigação do assassinato de Keenan, O'Reily envolveu Henry Stanton e Martin Montgomery. Eventualmente, Stanton tentou atacar Nathan para que ela levantasse sua inocência. Espancado pelos guardas por jogar fezes, urina e vômito em Dave Brass, Carlos Martinez foi mandado ao hospital, onde tocou Nathan de forma inapropriada. Nathan teve um flashback de seu estupro e atacou Martinez.

Sexta temporada[]

Nathan descobriu que os prisioneiros da solitária haviam sido envenenados por conta de problemas nos dutos da área. Após a morte de Martinez, Nathan demitiu a enfermeira responsável, Carol Grace. Ela a recontrataria logo depois e, eventualmente, descobriria com Glynn que Grace era responsável pela morte de ao menos 11 presos.

Quando a execução de Cyril foi postergada, Nathan confessou a Ryan que se sentiu aliviada, por conta do assassinato de Preston. Ryan, então, decidiu se voluntariar no hospital para ajudar os outros a viver. Após a execução de Cyril, Nathan ajudou na reconciliação de Ryan com pai, formando uma espécie de nova família.

Aparições[]

Gloria Nathan apareceu em 49 episódios de Oz.

Advertisement