Oz Wiki
Advertisement
Com alguma sorte, poderão refazer suas vidas. E dar o fora de Oz.

Jackson Vahue, Exeunt Omnes


Jackson Vahue (prisioneiro 97V588) é um personagem de Oz interpretado por Rick Fox.

Biografia[]

Prisioneiro 97V588, Jackson Vahue. Condenado em 17 de agosto de 1997, por tentativa de estupro e agressão. Pena de 12 anos, com direito a condicional em 5.

Primeira temporada[]

Famoso jogador de basquete, Jackson Vahue foi condenado e mandado para a Penitenciária de Segurança Máxima Oswald (Oz) em 1997, por tentativa de estupro e agressão de Beverly Reed. Ele foi locado em Emerald City, com Augustus Hill, seu fã, como responsável. Tratado como celebridade, Vahue se mostrou alheio ao trabalho e às aulas obrigatórias, recusando a mentoria de Kareem Said e comprando drogas com a Gangue dos Negros. Para impressionar Vahue, Hill voltou a usar drogas após dois anos limpo. Logo, o cadeirante entendeu que a proximidade com Vahue lhe faria mal, passando a se aproximar de Eugene Dobbins, prisioneiro músico. Com inveja, Vahue destruiu o violoncelo de Dobbins.

Durante a rebelião de Emerald City, Dobbins acabou sendo esfaqueado por outro prisioneiro. Hill convenceu Vahue a levar o moribundo Dobbins para fora da unidade rebelada para tratamento. No entanto, logo que deixou City carregando Dobbins, Vahue foi espancado pelos guardas.

Segunda temporada[]

Após a rebelião, Jackson Vahue foi transferido para a Unidade B, onde contou a Hill que Dobbins não havia resistido aos ferimentos e falecido. Mesmo após a reabertura de City, Vahue permaneceu na Unidade B.

Quarta temporada, parte 2[]

A Descida de Orfeu

Vahue durante um jogo de basquete contra Tim McManus em 2001.

Em 2001, longe das drogas, Vahue receberia liberdade condicional antes do sentenciado. Ele se gabou para Augustus Hill que, entendendo que seria uma injustiça a soltura de Jackson, contatou Beverly Reed, a vítima do jogador. Reed entrou em contato com a Junta de Condicional, que optou por negar a liberação precoce de Vahue. Após a negativa, Hill provocou Vahue no refeitório, o que o levou a atacar um guarda e ser mandado para a solitária.

Todo o caso fez com que Vahue recaísse e voltasse a usar drogas, compradas, em geral, do Poeta. Em negação, Vahue passou a mentir sobre o uso de drogas para a psicóloga Irmã Peter Marie, enquanto reclamava com Burr Redding sobre a fraqueza das drogas. Redding lhe respondeu que seu corpo havia se acostumado ao uso constante de drogas e lhe sugeriu utilizar uma seringa para injetar diretamente no organismo. Vahue desistiu do uso e se juntou ao grupo de apoio de adictos liderado pela Irmã Pete.

Cansado das condições precárias da Unidade B, Vahue iniciou um desafio de basquete com Tim McManus, sendo transferido para Emerald City novamente. Na série de jogos, McManus e Dave Brass enfrentariam Vahue e Agamemnon Busmalis. Após vencer o primeiro jogo e receber tratamento privilegiado dos outros prisioneiros, Vahue sofreu um ataque no joelho do guarda Tom Robinson, perdendo o segundo jogo da série e os privilégios. À mando de Enrique Morales, Carlos Martinez cortou um tendão de Brass, que acabou sendo substituído no último jogo por Sean Murphy. O time de Vahue e Busmalis venceu o jogo final do desafio.

Sexta temporada[]

Depois de 2001, limpo das drogas, Vahue foi libertado em condicional. Ele retornou a Oz em 2003 para conversar com prisioneiros sobre a vida na prisão e como transformar sua vida. Ele voltou a jogar basquete e, durante sua visita a Oz, rejeitou as tentativas de amizade de Dave Brass. Com raiva, Brass tentou assassinar Vahue, lhe dando um tiro durante um jogo.

Aparições[]

Jackson Vahue apareceu em 11 episódios de Oz.

Advertisement