FANDOM


Você dirige o seu pavilhão e acha que é um deus. Glynn dirige a prisão toda e se acha um deus maior. Bom, pessoal, eu sou Zeus. Sou onipotente. Devo ser obedecido ou meus raios cairão.

James Devlin para Tim McManus, Deus Está se Afastando

James Devlin
James Devlin
Temporada(s)
1 | 2 | 3 | 4.1 | 4.2 | 5 | 6
Primeira aparição
Última aparição
Apareceu em
Também conhecido como
Status
Vivo
Condenação
Morte
()
Família
Interpretado por


James Devlin é um personagem de Oz interpretado por Zeljko Ivanek.

BiografiaEditar

Primeira temporadaEditar

Com a ajuda do prefeito Wilson Loewen, Devlin foi eleito governador em 1996. Forte interventor no sistema carcerário, Devlin proibiu as visitas conjugais e os cigarros nas cadeias em 1997. Em Oz, as mortes de Dino Ortolani, Johnny Post e Julio Martinez levaram o diretor Leo Glynn a ordenar um encarceiramento. Pela opinião pública, Devlin ordenou o fim do encarceiramento e pressionou para que Jefferson Keane fosse o primeiro prisioneiro executado desde que levou de volta a pena de morte à legalidade. Após Donald Groves assassinar o guarda Lawrence Smith, Devlin concedeu à mãe do mesmo uma medalha de honra. Durante a Rebelião de Emerald City de 1997, Devlin tomou uma posição autoritária, decidindo não alimentar os presos e entregar o caso à Guarda Nacional. Além disso, o governador recusou todas as exigências feitas pelos presos revoltosos. Finalmente, Devlin ordenou a invasão de City, o que resultou na morte de três guardas e dois prisioneiros.

Segunda temporadaEditar

Com o fim da rebelião, Devlin instaurou uma comissão de investigação, nomeado o professor universitário Alvah Case e o juíz Benjamin Fee, entre outros, como responsáveis por descobrir os culpados da rebelião, pressionando-os para um resultado rápido e que não implicasse o Estado. Ao fim da investigação, Case julgou não haver culpados e, após uma briga, prometeu ao governador que concorreria ao cargo nas próximas eleições. Tempo depois, Devlin cancelou o programa de equivalência escolar de McManus, o avisando no banheiro. McManus resolveu delatá-lo, e contou a decisão do governador à imprensa. O prisioneiro Jiggy Walker acusou Devlin de comprar crack com ele. Kareem Said levou a história à imprensa, mas logo Walker foi desmascarado como mentiroso. Na época do Ramadã, Devlin decidiu libertar Said como clemência. No entanto, o líder muçulmano se recusou a ser libertado.

Terceira temporadaEditar

Para cortes nos custos, Devlin privatizou o hospital de Oz a uma companhia privada, a Weigert, sob o comando de Frederick Garvey. Além disso, Devlin decidiu diminuir o pagamento dos advogados públicos em casos de homicídio. Os atritos entre Garvey e Gloria Nathan fizeram com que Devlin demitisse o médico e diminuisse a influência da Weigert no hospital de Oz. Sob pressão da Irmã Pete sobre a insanidade de Shirley Bellinger, Devlin comutou a pena de morte dela para prisão perpétua.

Quarta temporada - Parte 1Editar

Campanha Devlin 2000

Campanha de Devlin

Com as eleições, Devlin decidiu se candidatar ao segundo mandato. Sua gerente de campanha Wendy Schultz decidiu convidar Glynn para ser o vice, em uma campanha contra Alvah Case. Com a fuga de Miguel Alvarez e Agamemnon Busmalis, Devlin passou a pressionar Glynn para encontrá-los, com seu cargo de vice-governador em jogo. Clayton Hughes passou a fazer uma campanha anti-Devlin à imprensa. Se aproveitando da relação entre Glynn e Hughes, Devlin ordenou o diretor a fazer com que Clayton parasse. Em outra pressão, Devlin convenceu Glynn a explorar o estupro de sua filha na campanha. Durante um discurso em Oz, Devlin foi baleado por Hughes. Mesmo apenas com um ferimento na perna, Devlin conseguiu exposição suficiente para ser reeleito, mas sem Glynn.

Quarta temporada - Parte 2Editar

Após um escândalo envolvendo William Giles pedindo para ser executado por apedrejamento, Devlin limitou as opções de execução para cadeira elétrica e injeção letal.

Quinta temporadaEditar

Após a explosão em Oz em 2001, Devlin reinaugurou blocos da prisão. Ele decide criar um cargo que conecta diretamente Oz a ele e contrata Eleanor O'Connor, ex-mulher de McManus, para o trabalho.

Sexta temporadaEditar

Com os escândalos sobre um possível crime racial de Wilson Loewen, Devlin anuncia que, se condenado, Loewen teria sua pena cancelada. Isso gerou uma onda de violência racial por toda cidade. No entanto, Devlin não pôde cumprir a promessa, mas mandou Loewen para a unidade mais tranquila, a J. Cansado de Oz, Loewen ameaçou Devlin, lhe dizendo que, se não o tirasse de Oz, iria delatar crimes eleitorais do governador. Devlin, então, incumbiu seu assistente Perry Loftus resolver o problema. Loftus contratou Adrian Johnson, que contratou Willy Brandt e Lionel Kelsch para matar Loewen, o que também gerou a morte de Glynn. Em memória do diretor, Devlin reinstaurou o programa de equivalência escolar. No entanto, foi pressionado por McManus, que havia descoberto a conspiração de Devlin, já que Kelsch denunciou Johnson, que denunciou Loftus. Ao fim da série, não se sabe se Devlin foi formalmente acusado dos crimes.

ApariçõesEditar

James Devlin apareceu em 28 episódios de Oz.

PredefiniçõesEditar

Funcionários de Oz
Administração
Carlton AuerbackLenny BurruanoStella CoffoDonna DegenhartSuzanne FitzgeraldLeo GlynnAlicia HindenHoltMartin QuernsTim McManusFloria MillsRay MukadaIrmã Peter Marie ReimondoSarah
Guardas
Jason ArmstrongDave BrassRoger BreseVic D'AgnastiMike HealyRick HeimJoseph HowardClaire HowellClayton HughesSamuel HughesEdward HuntAdrian JohnsonKeatingLeugersLen LoprestiKarl MetzgerJoseph MineoSean MurphyAnthony NowakowskiAndrea PhelanEugene RiveraTom RobinsonSchwartzmyreLawrence SmithTravis SmithVogelsangDiane WittleseyGordon Wood
Hospital
Tariq FarajFrederick GarveyCarol GraceJessica KirkDr. KochurnGloria NathanDr. Prestopnik
Comissão de Condicional
Steve DawkinsLuis RuizSra. Sommers
Escritório do Governador
AxelrodSam BurlinghallAlvah CaseJames DevlinComissário DouglasFrank FeeleyPerry LoftusEleanor O’ConnorWendy Schultz

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória