FANDOM

John Basil
John Basil
Temporada(s)
Primeira aparição
Última aparição
Apareceu em
Também conhecido como
Desmond Mobay
Status
Morto
Condenação

2000 com direito a condicional em três anos
Morte
Esfaqueado por Clayton Hughes
Aliança
Família
Abby Basil (esposa), filho
Interpretado por

John "Johnny" Basil (prisioneiro 00B???), mais conhecido como Desmond Mobay, é um personagem de Oz interpretado por Lance Reddick.

BiografiaEditar

Condenado em 2000 com direito a condicional em três anos.

Detetive da divisão de narcóticos, John Basil foi enviado para Oz sob o nome de "Desmond Mobay" para investigar o tráfico de drogas na prisão. Basil passou a trabalhar no escritório de Leo Glynn e passou a comprar drogas de Kenny Wangler e Junior Pierce, as jogando na privada antes de fingir usá-las. Enquanto tentava conquistar a confiança dos traficantes, Basil passou a receber a visita de sua parceira Kina Spaites, disfarçada de sua esposa, quem repassava relatórios ao sargento.

A Carta dos Direitos

Basil usando heroína.

Basil requisitou tomar parte no tráfico e o conselho de gangues formado por Simon Adebisi, Enrique Morales e Chucky Pancamo o forçou a cheirar uma carreira de heroína. Basil o fez, quebrando uma lei. Ele acabou passando mal em sua cela, vomitando. Os guardas encontraram drogas em sua cela, o mandando para a solitária. Ao sair da solitária, ele foi submetido a mais um teste, servindo como saco de pancadas de Pancamo. Após apanhar, Basil pediu drogas ao Poeta, dessa vez as usando ao invés de jogá-las fora. Como último teste, Basil deveria matar uma pessoa.

O detetive corrupto Bruno Goergen reconhece Basil e o ameaça de delação após Basil não ajudá-lo enquanto era espancado por Leroy Tidd e Mondo Browne. Ele pede ajuda em sua tarefa a Augustus Hill, mas seu companheiro de cela se nega. Basil, então, enganou Goergen, o fazendo pensar que Hill sabia de sua condição de policial e que iria jogá-lo do poço do elevador. Quando Basil e o Goergen iriam matar Hill, Basil empurrou Goergen no poço do elevador, o matando. Com o passar do tempo, Basil viciou-se em heroína. Ele deveria conseguir cinco novos clientes, mas usou seu dinheiro para comprar as drogas e usá-las. Suspeitando de Basil, os líderes do tráfico ordenaram que Poeta o vigiasse enquanto vendia drogas. Basil vendeu drogas para um outro policial disfarçado enviado por seu sargento.

Pressionados por Alá Supremo para igualarem-se a Basil na venda de drogas, Browne e Tidd ameaçaram o policial, com Browne dizendo a detetive Guinevere McGorry que "Mobay" e Goergen não se gostavam. Hill reconheceu Spaites como policial ao mesmo tempo em que Adebisi descobriu que o cliente de Basil era um policial disfarçado. Basil acabou se entregando pela morte de Goergen.

Condenado, Basil foi mandado para a Unidade J com Alvin Yood e Clayton Hughes, com que mantinha uma conturbada relação. Sua parceira, Nancy Mears, antes usando o nome de "Kina Spaites", se recusou a lhe perdoar por tornar-se um criminoso. Depois de muito protelar, Basil finalmente convidou sua esposa para visitá-lo. Após a visita, Basil foi esfaqueado por um insano Hughes.

ApariçõesEditar

John Basil apareceu em 12 episódios de Oz.