FANDOM

A primeira temporada de "Oz" contém 8 episódios.

SinopsesEditar

Tobias Beecher é um advogado de classe alta, casado e pai de três filhos. Um dia, depois de beber após o trabalho, atropela e mata uma adolescente. Para que seu caso sirva como exemplo, a juíza o condena à Penitenciária de Segurança Máxima Oswald, conhecida como "Oz". Ele é mandado para Emerald City, bloco de celas experimental gerida pelo idealista Tim McManus, que acredita na reabilitação dos presos ao invés da punição. Emerald City, diferente do restante de Oz, possui regras rígidas e uma disposição diferente: os presos vivem em celas transparentes, mas são livres para andar pelo pavilhão e trabalhar durante o dia. No mesmo dia da chegada de Beecher, o latino Miguel Alvarez é enviado à penitenciária. Logo no portão de entrada, Alvarez é esfaqueado.

Hostilizado por seu companheiro de cela, Beecher segue os conselhos do prisioneiro Vernon Schillinger e consegue ser transferido para a cela do mesmo. Schillinger, então, se revela um sádico líder neonazista e passa a sodomizar Beecher, fazendo-lhe seu escravo e fazendo-lhe passar por todo tipo de humilhações. Para fugir da dor, Beecher acaba viciado em heroína e, quando percebe que Schillinger planeja sua morte após a chegada de seu amigo Scott Ross, o ataca, destruindo a parede de vidro com uma cadeira e ferindo um dos olhos de Schillinger. Tempo depois, Beecher atacou Schillinger no ginásio, defecando em seu rosto.

A situação de Alvarez passa a ser acompanhada pelo padre Ray Mukada, que descobre que Miguel e sua namorada grávida foram presos juntos. Ao perceber o desinteresse de Miguel em seu filho, Mukada consegue reuni-lo ao pai e ao avô, ambos presos em Oz. Sentindo-se culpado pela saúde do filho, que nasceu com problemas no fígado, Miguel, líder da gangue latina de Oz, mostra sua personalidade autodestrutiva, se autoflagelando em uma tentativa de fazer um acordo com Deus para salvar a vida do filho. O bebê, no entanto, morre logo após o nascimento.

Uma guerra entre a gangue dos negros e a Máfia Italiana começa após a morte de Dino Ortolani, braço-direito do líder dos mafiosos, Nino Schibetta. Depois de espancar o irmão do líder negro Jefferson Keane após avanços sexuais contra Dino, o italiano sufoca o aidético Emilio Sanchez a pedido do mesmo. Espancado pelos guardas, Dino é amarrado na solitária. Para vingar-se de uma rixa anterior, o irlandês Ryan O'Reily paga os guardas e, com a complacência de Keane, Johnny Post ateia fogo em Dino. Em represália, Schibetta ordena a morte de Post.

Logo, no entanto, Keane se converteu ao islamismo sob a tutela de Kareem Said, um líder muçulmano preso por incendiar o armazém de um homem branco. Militante racial, Said logo se estranha com McManus e com o diretor Leo Glynn, dizendo ser capaz de incitar uma rebelião pela esmagadora maioria de prisioneiros negros em Oz e pelo baixo número de guardas em relação ao total de presos.

Mesmo convertido e longe de sua antiga gangue, Keane se torna um alvo de O'Reily, que vê em Keane uma possível delação de seu envolvimento na morte de Ortolani. Com a ajuda do guarda Mike Healy, O'Reily paga dois latinos para atacar Keane. Em defesa, Keane acaba matando um deles, sendo condenado à morte. Percebendo que sua morte acabaria com o ciclo de mortes e guerra de Emerald City, Keane decide não interpelar contra sua execução e acaba morto.

Tendo sua participação nas mortes de Keane e Post sido autorizadas por Nino Schibetta, O'Reily passa a tentar se aproximar de Schibetta e seu tráfico. Para isso, ele consegue causar o isolamento de Nino dos outros italianos de City e lhe dar a fatia de tráfico pertencente ao corrupto Healy. Ao perceber um alinhamento entre Schibetta e Said, e prevendo uma rebelião, O'Reily decide abandonar o italiano e se unir ao novo líder negro, Simon Adebisi. Juntos, eles colocam vidro moído na comida de Schibetta até que ele morre devido a uma hemorragia interna.

O governador James Devlin aumenta a tensão em Oz ao proibir cigarros e visitas conjugais nas prisões. Os guardas se voltam contra os presos após Donald Groves assassinar o guarda Lawrence Smith ao tentar matar Glynn. Além disso, Adebisi e sua gangue descobrem Paul Markstrom como um policial disfarçado e o enforcam. Uma briga em Emerald City dá a Said a chance que ele precisava para incitar uma rebelião. Com um revólver traficado por um guarda, Said consegue tomar controle do pavilhão. Mesmo com reféns sob o poder dos presos, Emerald City é invadida e tomada dos prisioneiros.

EpisódiosEditar

Prisioneiros e funcionáriosEditar

Prisioneiros de Oz na Primeira Temporada
Emerald City
Simon AdebisiMiguel AlvarezSanjay AfsanaZahir ArifTobias BeecherNasim BismillaJoey D'AngeloEugene DobbinsDonald GrovesHardenAugustus HillJarvisJenbroBillie KeaneJefferson Keane aka Tizi OuzouMark MackPaul MarkstromHuseni MershahRyan O'ReilyDino OrtolaniOttovinoPellicanoRonald PokewaldtJohnny PostBob RebadowRicattaCarlos RodrigoScott RossKareem SaidNino SchibettaVernon SchillingerJose TorresJackson VahueJorge VargasJorge VasquezKenny WanglerFred Wick
Unidade B
Eduardo AlvarezDowningVan HarrisArnold Jackson, o PoetaJulio MartinezWhitney Munson
Solitária
Ricardo Alvarez
Enfermaria dos Aidéticos
Emilio Sanchez
Corredor da Morte
Richard L'Italien
Funcionários de Oz na Primeira Temporada
Administração
Carlton AuerbackLenny BurruanoJames DevlinLeo GlynnTim McManusRay MukadaIrmã Peter Marie Reimondo
Guardas
Jason ArmstrongRoger BreseVic D'AgnastiMike HealyEdward HuntJoseph MineoAnthony NowakowskiLawrence SmithVogelsangDiane WittleseyGordon Wood
Hospital
Dr. KochurnGloria NathanDr. Prestopnik
negrito - se refere ao diretor de Oz / itálico ao diretor de Emerald City /△ ao guarda-chefe de Emerald City

PredefiniçõesEditar

Episódios de Oz
Primeira Temporada
Segunda Temporada
Terceira Temporada
Quinta Temporada
Sexta Temporada

Também no FANDOM

Wiki aleatória