FANDOM


Ryan O'Reily
Ryan O'Reily
Temporada(s)
1 | 2 | 3 | 4.1 | 4.2 | 5 | 6
Primeira aparição
Última aparição
Apareceu em
Também conhecido como
-
Status
Vivo
Condenação

21 de julho de 1997 por dois homicídios, cinco acusações de provocar perigo, posse de substância controlada, posse criminosa de arma e violação de condicional. Pena de prisão perpétua, com direito a condicional em 12 anos
Morte
-
(-)
Família
Cyril O'Reily (meio-irmão), Seamus O'Reily (pai), Suzanne Fitzgerald (mãe), Tessie O'Reily (mãe adotiva), Carolyn O'Reily (meia-irmã), Shannon O'Reily (esposa), Brenda O'Reily (tia)
Interpretado por


Ryan O'Reily (prisioneiro 97P904) é um personagem de Oz interpretado por Dean Winters.

BiografiaEditar

O filho do violento e alcóolatra ex-prisioneiro irlandês Seamus O'Reily e de Suzanne Fitzgerald, Ryan foi criado pela esposa de Seamus, Tessie como filho, já que Suzanne fugira de casa para se juntar a uma vida de protestos ao lado de Jahfree Neema. Ryan assistiu, quando criança, ao pai matando sua irmã bebê, Carolyn. Ryan, com seu meio-irmão (até então pensava que era irmão) Cyril O'Reily, comandava uma gangue de rua irlandesa quando foi preso. A gangue dos irmãos encontrou desentendimentos com a Máfia Italiana e, em 1996, Ryan foi baleado por Dino Ortolani. Em um funeral, Ryan - mesmo sendo casado com Shannon O'Reily - transou com uma italiana, o que despertou a ira dos mafiosos italianos. Uma grande briga aconteceu e Cyril acabou sendo atacado na cabeça, ficando com a mente de uma criança. Como autopunição, Ryan, drogado, dirigiu perigosamente, matando suas pessoas.

Prisioneiro 97P904, Ryan O'Reily. Condenado em 21 de julho de 1997 por dois homicídios, cinco acusações de provocar perigo, posse de substância controlada, posse criminosa de arma , Direcao perigosa  e violação de condicional. Pena de prisão perpétua, com direito a condicional em 12 anos.

Primeira temporadaEditar

O'Reily chegou à Oz em 1997, logo buscando vingança contra Dino Ortolani. Ele tentou contratar Jefferson Keane, que se negou a ajudá-lo. No entanto, Keane mudou de idéia quando Ortolani espancou seu irmão Billie após uma cantada. Com Ortolani amarrado na solitária após matar Emilio Sanchez, Ryan contou com a ajuda do amigo de seu irmão, o guarda Mike Healy, para que Johnny Post entrasse na solitária, incendiando o italiano. Com a morte de Ortolani, O'Reily foi mandado para Emerald City, onde foi pressionado pelo líder italiano Nino Schibetta sobre a morte de Dino. Ele resolveu convencer Keane a entregar Post, sem sucesso. Pressionado pelo detetive Lenny Burruano, O'Reily entregou Post à Schibetta, o que causou a morte do traficante. Ryan, então, foi ao advogado Tobias Beecher, lhe pedindo para que ele trabalhasse em um apelo. Com as humilhações de Beecher por Vernon Schillinger, O'Reily viciou Beecher em heroína. Agora convertido muçulmano, Keane falou com O'Reily sobre a morte de Keane, dizendo que ele deveria se arrepender da morte de Post.

Assustado com uma possível delação, O'Reily pediu à Nino para poder planejar a morte de Keane. Com a ajuda de Healy, O'Reily fez com que Keane matasse o latino Julio Martinez enquanto os guardas filmavam. Isso levou Keane ao Corredor da Morte. Durante outra sessão de drogas com Beecher, O'Reily acabou confessando que a morte de Martinez foi armada para culpar Keane. Joey D'Angelo passou a cobrar dívidas de jogo de O'Reily, que diz aos negros Kenny Wangler e Simon Adebisi que foi Joey quem armou a armadilha para Keane. Eles espancam o italiano, deixando Schibetta sozinho em City. Ryan lhe oferece sua parceria, a qual Nino nega. Enquanto isso, o guarda Healy passa drogas para O'Reily, que é chamado por Schibetta, que, para monopolizar o tráfico, o manda acabar com o tráfico de Healy. Ele obriga Ronald Pokewaldt a dizer que ele mesmo e Healy estão traficando. O'Reily é mandando para a solitária, enquanto Healy é demitido. O'Reily conta ao guarda Edward Hunt que Pokewaldt delatou Healy. Logo depois, Pokewaldt dá entrada no hospital com sérios ferimentos na cabeça. Nino faz de O'Reily o novo chefe da cozinha.

O irlandês faz um pacto com Adebisi para tirar os italianos do controle do tráfico matando Schibetta, colocando vidro moído em sua comida. O'Reily encontra Nino Schibetta falando com Kareem Said. Ele e Scott Ross decidem se unir contra Said e Schibetta caso ocorra uma rebelião. Na cozinha, O'Reily e Adebisi colocam vidro moído na comida de Schibetta, mas ele se recusa a comer por dores no estômago. Durante a tarde, Nino tem um sangramento pelo nariz, pelos ouvidos e pela boca, sendo mandado ao hospital com hemorragia interna. No hospital, O'Reily confessa seus ator para Schibetta e o continua alimentando com comida com vidro moído. Com a Rebelião de Emerald City de 1997, O'Reily se uniu à Adebisi, Said, Ross e Miguel Alvarez como líderes. Durante o evento, O'Reily permaneceu neutro entre as disputas internas, sobrevivendo à mesma mas sendo mandado para a solitária com seu fim.

Segunda temporadaEditar

Na solitária, O'Reily contou ao investigador Alvah Case sobre o relacionamento de Diane Wittlesey e Scott Ross. Com a reabertura de Emerald City, O'Reily foi um dos irlandeses a ser mandado para a unidade, representando seu grupo no conselho. O'Reily teve, então, que confrontar Peter Schibetta sobre a morte de Nino, lhe dizendo que Adebisi o matara. Mais tarde, O'Reily descobre que está com o mamilo sangrando. Após alguns exames, descobriu-se que o irlandês possuia um câncer de mama. Após uma difícil aceitação, O'Reily começou a realizar a quimioterapia, durante a qual se tornou próximo da médica Gloria Nathan. Com a cabeça raspada e curado do câncer, Ryan retornou à City, onde acabou brigando com o ariano Fred Wick após o mesmo zombar-lhe. No hospital, Rya confessou à médica que estava apaixonado pela mesma, a beijando à força e sendo mandado de volta para City.

A paixão de Ryan se tornou obsessão quando o mesmo passou a telefonar para a médica e lhe dar cartas de amor. Não correspondido, Ryan mandou seu irmão Cyril matar o marido de Gloria, Preston Nathan. Logo depois, O'Reily pediu o divórcio de sua esposa Shannon e foi confrontado por Gloria e Tim McManus sobre a morte de Preston, sobre a qual negou qualquer participação. Enquanto isso, Cyril foi mandado para a Unidade B, onde foi estuprado por Vernon Schillinger e os arianos. Atacado por Miguel Alvarez, o guarda Eugene Rivera foi mandado para o hospital com forte hemorragia. A única pessoa em Oz com o mesmo tipo sanguíneo de Rivera era O'Reily, que aceita doar sangue contanto que seu irmão Cyril fosse mandado para Emerald City. Ele resolve confessar ser o mandante da morte de Preston para proteger o irmão.

Terceira temporadaEditar

Aconselhado pelo Poeta, O'Reily decide usar Jaz Hoyt para se vingar de Schillinger. Ryan fala com Jaz para passar um pacote pelo correio sem que Vern veja. O irlandês faz questão que o ariano Fred Wick escute. Vern avisa os guardas e Hoyt é transferido dos correios. O motoqueiro decide atacar Vern no ginásio com uma faca, mas ele consegue escapar. Mais tarde, Ryan voltou a atacar Schillinger, mas teve sua punição aliviada pelo novo guarda-chefe de City, Sean Murphy, por ser irlandês. Ele pede ao guarda que assista o treino de Cyril para o Torneio de Boxe, dando dicas. Ryan e Cyril recebem a visita de sua tia Brenda, que os repreende por Cyril participar do torneio. Ela discute com Ryan, que fala com William Cudney, o pagando para roubar hidrato de cloral do hospital. O irlandês coloca a substância na água de James Robson, que perde a luta para seu irmão.

O filho de Schillinger, Andrew é mandado para City. Com Keller e Beecher, O'Reily decidiu deixar com que Andy morresse de overdose como vingança. O'Reily continuou a manipular as lutas de boxe, mentindo ao homossexual Jason Cramer que os latinos decidiram estuprar seu namorado, Anthony. Além disso, O'Reily também dopou o boxeador dos latinos, Miguel Alvarez, garantindo a vitória de Cramer. Cudney passou a influenciar Cyril, dizendo que Deus não quer que ele lute boxe. Irado, Ryan atacou Cudney com uma bíblia, o obrigando a se afastar de seu irmão. Mais tarde, ele raspou a tatuagem que tinha no braço em homenagem a sua esposa. Com Keller e Beecher, O'Reily levou Andy ao ginásio, lhe ensinando luta greco-romana em frente à Schillinger.

Cudney passou a se recusar a roubar hidrato de cloral para O'Reily por motivos religiosos, dizendo que iria denunciá-lo ao diretor, o que levou o irlandês a contratar Yuri Kosygin para matar Cudney. Mesmo assim, Ryan colocou heroína na água de Chucky Pancamo, o fazendo perder a luta contra Cyril. Os latinos pressionaram O'Reily para que ele parasse o tráfico, fisicamente tomando suas drogas. Ryan avisou a Murphy, que prendeu a todos. Com as finais do torneio sendo Cyril contra Hamid Khan, Leo Glynn decidiu cancelar a luta devido aos conflitos raciais. O'Reily e Khan pressionaram o diretor, que decidiu que a luta poderia acontecer, só que sem platéia. Após ser aconselhado por Nikolai Stanislofsky, Murphy flagrou O'Reily mexendo na água de Khan, mas decidiu não denunciá-lo. Durante uma visita arranjada por Ryan, seu pai Seamus O'Reily insultou e estapeou Cyril. Durante a luta, Ryan incitou Cyril a pensar no pai. Descontrolado, Cyril venceu a luta, mas causou dano cerebral a Khan. Zangado pelo irmão tê-lo feito machucar alguém, Cyril atacou Ryan.

Quarta temporada - Parte 1Editar

Ao saber que Cyril tem tido pesadelos envolvendo os assassinatos que cometeu, Ryan pede conselhos para a Irmã Pete, que lhe diz que eles devem participar de sessões de interação com a família Nathan, mas Gloria se negou, mesmo após Ryan forçar um ferimento em seu braço.

Por Cyril, Ryan descobriu que Nikolai Stanislofsky possuía o celular de Ralph Galino. Ele tentou encontrar, sem sucesso, o celular, indo até Galino e dizendo que o russo o havia enganado, ficando com o celular ao invés de entregar aos guardas. Após ser pressionado, Nikolai contratou Jaz Hoyt, que, com os motoqueiros, matou Galino. Após isso, Stanislofsky passou a alugar o celular à O'Reily. Durante a sessão com os Nathan, O'Reily disse aos pais de Preston que Gloria teve um caso romântico com Tim McManus, o que causou uma briga entre o casal e Gloria. Após a sessão, Gloria foi estuprada.

Ao confrontar Ryan, o acusando de ser o mandante de seu estupro, Gloria disse que queria ouvir da boca de Ryan que ele ordenara o estupro. Para confortá-la, O'Reily mentiu, consentindo ter ordenado o estupro. Em City, Leroy Tidd e Mondo Browne tentaram estuprar Cyril, que, descontrolado, foi mandado ao hospital. Irado, O'Reily confrontou Adebisi, que repreendeu Browne e Tidd. O'Reily revelou à Hoyt que Nikolai possuía o celular de Galino. No ginásio, Hoyt atacou Nikolai e O'Reily conseguiu o celular. Em custódia, o russo pediu à sua namorada que telefonasse para o celular durante o horário da revista, fazendo com que o telefone fosse encontrado. Como vingança pelo estupro de Gloria, Ryan matou o estuprador Patrick Keenan no ginásio. Ryan passou a transar com a guarda Claire Howell. Ao saber que Stanislofsky retornaria a City, O'Reily mandou Howell matar o russo. Enquanto tomava banho, Nikolai morreu eletrocutado após Howell jogar um secador de cabelos ligado na banheira. Com Keller, O'Reily decidiu atacar o regime racial de Adebisi e Martin Querns. O'Reily arquitetou um plano e Keller matou Nate Shemin e Browne, colocando a culpa em Kevin Ketchum.

Quarta temporada - Parte 2Editar

Um repórter chamado Jack Eldridge vai à Oz para realizar um documentário. No passado, Eldridge havia feito uma reportagem denegrindo a gangue dos irmãos O'Reily. Em Oz, Eldridge não reconheceu Ryan de imediato. O'Reily, no entanto, decidiu tentar vender, sem sucesso, histórias de Oz ao repórter. Mais tarde, Jack dormiria na cela com um prisioneiro. O escolhido foi Omar White. O'Reily mentiu ao homofóbico White, dizendo que Eldridge tentaria fazer sexo com ele. White tentou atacar Jack, sem sucesso. Ao descobrir quem eram Ryan e Cyril, Eldridge decidiu dormir na cela do último. Durante a noite, Cyril lembrou-se de sua mãe chorando ao ver a reportagem de Eldridge. Pensando que aquilo levou sua mãe ao câncer e à morte, Cyril brutalmente atacou o repórter.

Mais tarde, O'Reily foi mandado injustamente à solitária por Claire Howell, para que eles pudessem continuar transando. Na solitária, Ryan ficou doente, sendo examinado por Gloria Nathan. Durante a consulta, Ryan novamente declarou seu amor e admitiu ter matado Keenan. Após um novo ataque de fúria de Cyril, dessa vez contra Fred Wick, Ryan decidiu se unir ao programa da droga do envelhecimento da Weigert com Cyril. No entanto, Ryan tomou um placebo. O experimento foi suspenso após a morte de Wick.

Ryan recebeu a visita de uma senhora chamada Suzanne Fitzgerald, que lhe disse ser sua mãe biológica. Ele fala com seu pai e descobre que, na verdade, ele e Cyril são apenas meio-irmãos. Enquanto isso, o terrorista irlandês Padraig Connolly foi mandado para Oz, logo rejeitando qualquer parceria com o também irlandês O'Reily. Em um novo acesso de fúria, Cyril atacou o chinês Jia Kenmin, o colocando em coma. Com isso, Cyril foi colocado em custódia. Cansado dos assédios de Howell, O'Reily pagou Alvin Yood para empurrá-la da escada, lhe quebrando a pélvis. O'Reily também resolveu seu problema com Connolly, armando para que Jeremiah Cloutier flagrasse Timmy Kirk e Jim Burns o atacando, assim salvando-o.
Acerto de Contas.png

O'Reily com Kirk e Burns atacando Connolly

Suzanne avisa a Ryan que ela vai se entregar à polícia por um crime antigo. Enquanto isso, O'Reily se alia à Connolly para construir uma bomba. Ao perceber que tem uma família, Ryan desistiu da bomba. Padraig, no entanto, tentou explodi-la, sem sucesso. Houve uma explosão, no entanto, já que O'Reily esqueceu o gás da cozinha ligado e um guarda acendeu um fósforo.

Quinta temporadaEditar

Zahir Arif, que viu Ryan assassinar Keenan, decidiu denunciá-lo ao diretor Leo Glynn. O'Reily decidiu confundir a investigação, mandando Liam Meaney colocar o colar de Keenan na cela de Henry Stanton e pagando Martin Montgomery para mentir ao diretor, dizendo que viu Stanton matar Keenan. Com Stanton na solitária, O'Reily mandou Meaney colocar o colar na cela de Montgomery. Com a investigação suspensa, Montgomery subornou O'Reily, que revelou a Stanton que Montgomery o havia delatado ao diretor. Na biblioteca, Stanton brutalmente atacou Martin.

A mãe de Ryan, Suzanne, tem sua pena revertida em serviço comunitário. Ela decide fazer um curso de artes em Oz. Ryan ameaça Agamemnon Busmalis para que ele se junta ao curso. Kenmin volta a Oz e, com o chinês Li Chen, se junta ao curso de Suzanne. Quando informado por Glen Shupe que Chen estuprar sua mãe, O'Reily tenta esfaquear os chineses. Uma grande briga começa e Cyril acaba matando Chen. Kenmin, então, se recusou a testemunhar contra Li, com o intuito de mandar Cyril ao corredor da morte. Para pagar um advogado à Cyril, Ryan reuniu seu pai e sua tia Brenda. No entanto, conseguiu apenas uma grande discussão.

Próxima Parada- Valhalla.png

Ryan dançando com Cyril

O padre católico Daniel Meehan se tornou o novo companheiro de cela de O'Reily, que fez um pacto com Enrique Morales: ele mataria Kenmin se Shupe fosse ferido. Morales aceitou e decepou um dos braços de Glen. No ginásio, Ryan conseguiu com que Kenmin atacasse o guarda Tom Robinson. Mais tarde, convenceu o guarda que Kenmin os menosprezava. Na solitária, Robinson e outros guardas mataram Kenmin. Depois de muitas tentativas, Meehan conseguiu que O'Reily se abrisse para ele, contando que, quando criança, um padre lhe dissera que eles mereciam apanhar do pai. Meehan falou com Brenda e descobriu sobre a morte da irmã de Ryan, Carolyn, ainda bebê. O padre confortou O'Reily como um filho. Mais tarde, Ryan confrontou seu pai, dizendo que o matará caso se cruzem novamente. Cyril é julgado e mandado para o corredor da morte.

Sexta temporadaEditar

O processo de Cyril continua. Enquanto isso, O'Reily conseguiu convencer Shupe a testemunhar. No entanto, seu testemunho não foi levado em conta. Peter Schibetta descobriu que Ryan ajudou a matar seu pai, Nino, em 1997 e jurou vingança, dizendo que sua sogra pode amaldiçoar as pessoas com apenas um objeto. Durante a noite, Meehan morre na cela de O'Reily, que consegue autorização para lavar o corpo do padre.

O Morto Que Fala.png

O'Reily lavando o corpo de Daniel Meehan

Schibetta assumiu à O'Reily a culpa pela morte de Meehan, dizendo que tinha o terço de orações do padre e o amaldiçoou, prometendo fazer o mesmo com a mãe de Ryan. Para impedi-lo, Ryan mentiu à Chucky Pancamo, dizendo que Peter planejava amaldiçoá-lo. Pancamo e os italianos mataram Schibetta em um depósito. Mesmo com os diversos apelos, uma data é marcada para a execução de Cyril, que passa por sessões de eletrochoque para "parecer normal". Jahfree Neema, homem que convenceu Suzanne Fitzgerald a abandonar a família e se juntar ao movimento da paz, é mandado para Oz. Suzanne pede a O'Reily que seja amigável com o homem, que logo o destrata. No entanto, o militante se impressionou com as tentativas de Ryan para salvar o irmão e organizou um protesto durante a execução de Cyril. Um apelo funciona e Cyril não é executado na última hora.

Ryan, então, decide trabalhar no hospital, ao lado da doutora Nathan, para ajudar as pessoas a viver, se redimindo por seus crimes passados. O pai de Ryan, Seamus, é mandado para Oz e acaba sendo esfaqueado por Neema. No hospital, Seamus se recusa a ver Cyril, que é finalmente executado. Após isso, Seamus se redime e pede ao filho que não o abandone. Os dois retomam os laços de pai e filho, enquanto Ryan consegue o amor de Nathan.

ApariçõesEditar

Ryan O'Reily apareceu em 56 episódios de Oz.

Prisioneiros de Oz
El Norte
Miguel AlvarezLouis BevilaquaPedro CalderonChico GuerraRaoul "El Cid" HernandezCarlos MartinezJulio MartinezEnrique MoralesCarlo RicardoCarlos RodrigoEmilio SanchezJose TorresJorge VargasJorge VasquezJaime Velez
Gays
AnthonyJason CramerDowningRobbie GerthNat GinzburgRichie HanlonBillie KeaneTony MastersPinkertonNate SheminSteinAlonzo TorquemadaFiona Zonioni
Homeboys
96A586Simon AdebisiCurtis BennettCecil BrandMondo Browne95C136Malcolm Coyle, o CobraTug DanielsFarai GyrobileVan HarrisArnold Jackson, o PoetaJefferson KeaneKevin Ketchum, Alá SupremoPaul MarkstromKenaniah MaxwellDesmond MobayJunior PierceJohnny Post88R226Reggie RawlsBurr ReddingLeroy TiddJackson VahueKenny WanglerOmar WhiteWolf
Irlandeses
Padraig ConnollyPatrick KeenanTimmy KirkLiam MeaneyDaniel MeehanCyril O'ReilyRyan O'ReilySeamus O'ReilyGlen Shupe
Irmandade Ariana
?7D89996A583AndenaurWolfgang Cutler98F741Carl JenkinsWilson LoewenMark MackMark Miles97R492James RobsonAndy SchillingerVernon SchillingerSkezzFred WickFranklin Winthrop
Máfia Italiana
Joey D'AngeloSalvatore DeSantoJenbroAntonio NappaDino OrtolaniOttovinoChucky PancamoPellicanoRicattaNino SchibettaPeter SchibettaMario SeggioFrank UrbanoZanghi
Motoqueiros
BlakelyJim BurnsWolfgang CutlerGunner F.HenkeJaz HoytJarvisFrank ManhardtSteve PasquinScott RossMax SandsSimpson
Muçulmanos
Sanjay AfsanaAhmadZahir ArifNasim BismillaHamid KhanAhmad LalarHuseni MershahTizi OuzouKareem SaidSalah YudinJamal Yusef
Os Outros
88A25899A696Eduardo AlvarezRicardo AlvarezRonald BarlogJohn BasilTobias BeecherShirley BellingerRon BibiWilly BrandtStanley BukowskiAgamemnon Busmalis03C389Moses DeyellEugene DobbinsRalph GalinoCoronel Edward GalsonWilliam GilesBruno GoergenDonald GrovesAdam GuenzelAugustus HillClayton HughesLemuel Idzik03J471Kipekemie Jara03K288Jia KenminChris KellerLionel KelschYuri KosyginLi ChenRichard L'ItalienMcCollumMartin MontgomeryWhitney MunsonJahfree Neema97O496Greg PendersRonald PokewaldtBob RebadowPablo RosaAndy SchillingerSeranClarence SeroyRobert SippelNikolai StanislofskyHenry StantonWarren Sticks75T768Guillaume TarrantTyrellAlexander VogelJiggy WalkerA.R. WhitworthLou WrathAlvin YoodEli Zabitz
Protestantes
Luis BattistaJim BurnsJeremiah CloutierJonathan CoushaineWilliam CudneySamuel GougeonHardenTimmy KirkSchirnerVincent

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória