FANDOM

Simon Adebisi
Simon Adebisi
Temporada(s)
1 | 2 | 3 | 4.1
Primeira aparição
Última aparição
Apareceu em
Também conhecido como
Status
Morto
Condenação

2 de maio de 1993 por homicídio qualificado. Pena de prisão perpétua sem direito a condicional
Morte
Esfaqueado por Kareem Said
Família
Interpretado por

Simon Adebisi (prisioneiro 93A234) é um personagem de Oz interpretado por Adewale Akinnuoye-Agbaje.

BiografiaEditar

Prisioneiro 93A234, Simon Adebisi. Condenado em 2 de maio de 1993 por homicídio qualificado. Pena de prisão perpétua sem direito a condicional.

Primeira temporadaEditar

Membro da Gangue dos Negros, o violento Simon Adebisi seria o companheiro de cela original de Tobias Beecher, roubando seu relógio e o ameaçando de estupro. Beecher acabou conhecendo Vernon Schillinger, que o aconselhou a pedir a Tim McManus que lhe mudasse de cela. Amigo do líder negro Jefferson Keane, Adebisi foi padrinho do casamento do mesmo.

Com a tensão entre negros e italianos crescendo devido às mortes de Dino Ortolani e Johnny Post, Adebisi e Paul Markstrom passaram a brigar com o italiano Joey D'Angelo. Um preso de 16 anos, Kenny Wangler, sob a tutela de Adebisi, é mandado para Emerald City e ingressa na gangue. Keane, no entanto, deixa o grupo e se une a Kareem Said e aos muçulmanos, dando a liderança do grupo à Markstrom. Keane acaba sendo condenado à morte após matar o latino Julio Martinez, em um esquema armado por Ryan O'Reily e Mike Healy. Para se livrar da culpa e das cobranças de dívidas, O'Reily disse à Wangler e Adebisi que D'Angelo armou para Keane. Irados, os dois espancaram Joey na cozinha, o mandando para o hospital. Os italianos e negros cessaram a guerra, com Markstrom fazendo um acordo de venda de drogas com Nino Schibetta. Com os guardas encontrando drogas na entrada de Oz, Schibetta percebe que Markstrom é um policial disfarçado e manda Adebisi, novo líder negro, matar o Paul, que é encontrado enforcado no ginásio.

A aliança entre italianos e negros logo foi abalada, com Schibetta colocando seu homem de confiança O'Reily no comando na cozinha, o que enfurece Adebisi e os negros que, em retaliação, fazem um serviço lento. Adebisi, então, faz um acordo com O'Reily, colocando vidro moído na comida do líder italiano, o matando depois de um tempo. Na Rebelião de Emerald City de 1997, Adebisi foi um dos cinco líderes do conselho deliberativo, ao lado de O'Reily, Kareem Said, Miguel Alvarez e Scott Ross, tendo que controlar o portão de entrada ao lado de Ross e dos arianos. Logo, Adebisi e os negros entraram em uma crise de abstinência, sendo amarrados pelos outros presos. Logo, a equipe da SORT invadiu City, acabando com a rebelião.

Segunda temporadaEditar

Como um dos líderes da rebelião, Adebisi foi mandado para a solitária, onde continuou sofrendo com sua crise de abstinência. Logo, Emerald City foi reaberta e Adebisi voltou a liderar os negros e a cozinha. O filho de Nino, Peter Schibetta, novo líder italiano, passou a investigar a morte de seu pai, chegando à O'Reily, que acusou Adebisi. Como retaliação, Peter conseguiu a cozinha de volta ao chantagear Leo Glynn. Adebisi passou a ameaçar Wangler, que passou a participar das aulas de Jonathan Coushaine em City, destruindo seus livros e o obrigando a esconder drogas.

A tensão entre Adebisi e Schibetta continuou a crescer, com os dois propondo uma parceria à Miguel Alvarez em troca da morte do outro. O latino, ao perceber a fraqueza de Schibetta, se aliou ao nigeriano, colocando veneno de rato em uma barra de chocolate do mesmo, o mandando para o hospital, de onde teve a cozinha novamente retirada pelo diretor. Adebisi passou a se corresponder com a prisioneira do corredor da morte Shirley Bellinger.

Zombado pelos presos de City, Schibetta se aliou à Chucky Pancamo para tentar atacar Adebisi na cozinha. O nigeriano, no entanto, conseguiu revidar e nocautear Pancamo com uma lata. Depois, arrastou Peter até uma mesa e o estuprou. Logo depois, Adebisi decide não continuar uma parceria com Alvarez. Depois de trocar diversos bilhetes, Adebisi consegue se encontrar com Shirley, que o rejeita por ser negro.
Fazenda de Animais.jpg

Adebisi e Bellinger

Aliado ao investigador Lenny Burruano, o novo líder italiano Antonio Nappa decidiu realizar um teste de drogas "aleatório" em Oz, flagrando Adebisi, que foi, então, obrigado a participar de sessões com a Irmã Peter Marie. Ao saber que Nappa arquitetou o plano, Adebisi decide matá-lo, mas é impedido pelo nigeriano Kipekemie Jara. Mais tarde, Adebisi começa a ter visões de Jara e de sua origem nigeriana. Ao ser confrontado por Wangler e Junior Pierce sobre Nappa controlando o tráfico de drogas, Adebisi decide não fazer nada. Ele fala com o feiticeiro Jara, que lhe diz que ele perdeu suas origens e morrerá caso continue com sua vida violenta e regada à drogas. Ele para de usar drogas e deixa a liderança dos negros. Wangler e Pierce, em acordo com Nappa, matam Jara na cozinha. Adebisi enlouquece ao ver o corpo e é transferido para a unidade dos doentes mentais.

Terceira temporadaEditar

Depois de um tempo na psiquiatria, Adebisi defende Schibetta de ser atacado por outro prisioneiro e é mandado de volta para City, conseguindo de Nappa seu cargo na cozinha de volta. Com a desculpa de aprender sobre o HIV, que assola a África, Adebisi pede transferência de trabalho para o hospital dos aidéticos, de onde rouba uma amostra de sangue de Robbie Gerth, injetando disfarçadamente em Nappa. Com o líder italiano contaminado, Adebisi propôs uma parceria à Pancamo, no líder italiano, e a Raoul Hernandez, líder latino, na qual deveria matar Wangler e Pierce. Enquanto Wangler deixa Oz para o velório de sua esposa, Adebisi, Hernandez e Chico Guerra atacam Pierce e o Poeta na cozinha, despejando sobre seus rostos sopa fervendo. Violento, Adebisi passa a estuprar Wangler.

Em um plano para transformar City em um reduto negro, Adebisi e Wangler vão ao diretor, acusando Tim McManus de assediar Wangler sexualmente. Adebisi contata um jornalista e conta a história. Com a rivalidade entre a Irmandade Ariana, os muçulmanos e a morte de Hamid Khan, a prisão se divide entre negros e brancos. Como parte do plano, Adebisi diz ao guarda Clayton Hughes que Glynn foi o assassino de seu pai. Hernandez e Pancamo passam a pressionar Adebisi contra a tensão racial para que o tráfico volte. Hughes é demitido, mas antes de deixar Oz, deixa um revólver na cela de Adebisi.
Sem Tempo.jpg

Adebisi com o revólver

Adebisi resolveu dar continuidade a seu plano de afastar McManus, dando a arma de Hughes à Guillaume Tarrant, francês constantemente humilhado por Pierce, Wangler e Poeta. Tarrant usou a arma, causando o Tiroteio de Emerald City de 2000, que causou a morte de Wangler, Pierce, Lou Wrath e o guarda Joseph Howard, depois se matando. Aliado ao líder muçulmano Zahir Arif, Adebisi pressionou Glynn para a demissão de McManus. O nigeriano se aliou ao Poeta, para se vingar dos presos brancos.

Adebisi zombou de Hernandez, que não conseguiu assassinar o então fugitivo Alvarez, a qual El Cid respondeu dizendo que viu Adebisi com a arma de Hughes na noite anterior ao tiroteio e o denunciando ao diretor. Adebisi, então, admitiu ter a arma, mas mente dizendo que Tarrant a roubou de sua cela. O negro Martin Querns se torna o novo diretor de Emerald City, realizando um pacto com Adebisi: se não houver violência, ele permitirá o tráfico. Influenciado por Adebisi, Querns decide instalar um sistema de responsáveis, onde Enrique Morales, Pancamo e Adebisi têm autoridade. Antes da nomeação de Pancamo e Morales, Adebisi oferece um cargo a Said, que recusa. Querns e Adebisi começam a transferir presos brancos de City e trazer negros. Arif se enfurece por não ter sido nomeado responsável e pela ausência de muçulmanos nos transferidos e desfaz o pacto com o nigeriano.

Aposte Sua Vida.png

Adebisi morto

Adebisi ganha mais regalias, como uma cortina em sua cela, onde realiza festas regadas a álcool e drogas, as quais filma. O nigeriano trai Pancamo e Morales, os transferindo de City e nomeando Poeta e Alá Supremo como novos responsáveis. Said decide acabar com o sistema de Adebisi, renegando sua religião e se unindo ao grupo do nigeriano. Paralelamente, Chris Keller e O'Reily decidem abalar o reino de Adebisi, matando Nate Shemin e Mondo Browne, o que enfurece Querns. Com falsas provas, Supremo é mandado para a solitária pelas mortes. Com o apoio do Poeta, Said tenta roubar as fitas de Adebisi, mas é flagrado. Como teste de confiança, Adebisi entrega as fitas à Said, que as entrega às autoridades. Querns é demitido, McManus retorna à City e transfere Adebisi. Ao perceber que foi traido, Adebisi ataca Said em sua cela e acaba morrendo esfaqueado durante a luta.

ApariçõesEditar

Simon Adebisi apareceu em 32 episódios de Oz.

Prisioneiros de Oz
El Norte
Gays
Homeboys
Irlandeses
Irmandade Ariana
Máfia Italiana
Motoqueiros
Muçulmanos
Os Outros
Protestantes

Também no FANDOM

Wiki aleatória