FANDOM

Uma Palavra aos Sábios
Uma Palavra aos Sábios.jpg
Episódio de Oz
Título Original A Word to the Wise
Número #30
Data Original 16 de agosto de 2000
Tema Figuras de linguagem envolvendo prisão
Direção Keith Samples
Autor Tom Fontana
Elenco Elenco
Anterior A Mente Criminosa
Próximo Uma Cidade Sem Piedade

Uma Palavra aos Sábios (título original: "A Word to the Wise") é o sexto episódio da primeira parte da quarta temporada de Oz e o trigésimo episódio no total.

SinopseEditar

Os cristãos brancos são transferidos de Emerald City e Simon Adebisi, agora com cortinas em sua cela, volta a abusar de Vincent. Kareem Said confronta Martin Querns sobre Adebisi, mas é ameaçado pelo administrador. Enquanto mais prisioneiros negros chegam à City, Said pressiona Zahir Arif para liderar seu grupo contra Querns. O novo líder muçulmano tenta ameaçar Querns, sem sucesso, e vê o Supremo Alá como uma ameaça à sua liderança. Ele pressiona Nasim Bismilla para que fique longe de Supremo e fala com Adebisi, pedindo para que ele mate Supremo, mas ele se nega e conta ao pregador.

Tim McManus descobre Sean Murphy trabalhando no portão de entrada de Oz e se desculpa por suas ações. A guarda Andrea Phelan diz à McManus que Jaz Hoyt e Patrick Keenan brigaram durante a noite. Logo que os dois deixam as celas, começam a brigar novamente. Querns aplica sua política se segregação aos guardas, transferindo de City guardas brancos e para City, os negros. McManus decide levar Murphy, Joseph Mineo e Jason Armstrong para a Unidade B. Claire Howell diz que, por decisão do diretor, trabalhará em City.

Nat Ginzburg passa mal durante a noite. Para acabar com o sofrimento de Nat, a Irmã Pete pergunta à Glynn se não é possível adiantar a execução. O juíz Kessler atende ao pedido e adianta em dois meses a execução de Nat, que se traveste e pede à Irmã Pete que pinte suas unhas. Durante a noite, Ginzburg morre.

Desmond Mobay continua a cheirar heroína. Sob ordens de Adebisi e supervisão do Poeta, ele, Mondo Browne e Leroy Tidd devem trazer cinco novos clientes cada. A detetive Guinevere McGorry vai à Oz investigar a morte de Bruno Goergen. Mobay usa seu dinheiro para comprar drogas e diz ao Poeta que as está revendendo. No entanto, ele as usa durante a noite. Ele fala com a Irmã Pete, confessando que é viciado.

Padre Mukada avisa à Tobias Beecher que o FBI encontrou Holly. Pierce Taylor lhe avisa que a pista dada por Eli Zabitz estava errada e que Keller é inocente, sendo que eles prenderam Hank Schillinger. Querns transfere Keller de cela e proíbe Beecher de deixar City, para protegê-lo dos arianos. Tobias tenta se reconciliar com Keller, mas é negado. O novo companheiro de cela de Beecher é Mondo Browne, que logo discute com o mesmo pela cama, mas é controlado por Adebisi. No refeitório, Keller zomba Vern Schillinger. Keller se queima propositadamente no chuveiro. Ele se confessa ao padre Mukada, dizendo que, fora de Oz, transou e matou diversos homens. Ele tenta obrigar o padre a absolvê-lo, mas o chinês se nega. Durante a noite, Beecher transa com Browne enquanto Keller vê.

Bob Rebadow pede novamente à Enrique Morales para matar outra pessoa, mas ele diz que não há ninguém que ele queira morto. Rebadow pede proteção ao latino, que concede. Ele se imagina metralhando vários prisioneiros no refeitório, mas decide matar Agamemnon Busmalis, voltando a ser amigável com o mesmo. Durante a noite, ele tenta esfaquear o companheiro, que consegue se defender. Bob é mandado para a solitária.

Nikolai Stanislofsky conta à Querns que Ryan O'Reily possui um celular. A unidade é revistada, mas nada é encontrado. Nikolai percebe que será morto quando voltar à City, então exige ver um rabino e sua namorada. Ele combina com sua namorada para ela ligar para o celular de O'Reily às cinco da tarde, durante a revista. Ela o faz e o celular é encontrado. O'Reily pede à Adebisi para matar Nikolai, mas ele se nega. Eles percebem que Cyril O'Reily está desmaiado. No hospital, descobre-se que Cyril teve uma overdose de remédios. A Irmã Pete diz à Gloria Nathan que O'Reily não armou seu estupro. No ginásio, Ryan pede que Keenan conte sobre o estupro da médica. Ele mata o estuprador com um haltere e Arif os vê. Ryan pega o colar com trevo da sorte de Keenan e o manda para a médica, com um bilhete. Gloria pede uma licença ao diretor e joga o trevo no lixo.

TriviaEditar

MortesEditar

  • Nat Ginzburg morreu em decorrência de complicações com a AIDS.
  • Patrick Keenan foi morto por Ryan O'Reily, utilizando um haltere.
Episódios de Oz
Primeira Temporada
Segunda Temporada
Terceira Temporada
Quinta Temporada
Sexta Temporada

Também no FANDOM

Wiki aleatória