Oz Wiki
Registre-se
Advertisement


Zahir Arif (em árabe زاهر عارف) (nascido "Jerome Van Dyke") (prisioneiro 97A622) é um personagem de Oz interpretado por Granville Adams.

Biografia[]

Primeira temporada[]

Preso em 1997, Arif seguia Kareem Said como membro dos muçulmanos.

Segunda temporada[]

Após a rebelião de Emerald City de 1997, Arif foi transferido para a Unidade B e, depois, mandado de volta para City como um dos quatro muçulmanos, com Said, Nasim Bismilla e Sanjay Afsana. Ao ver Said falando com Vernon Schillinger sobre a acusação de Schillinger por ter conspirado para matar Tobias Beecher, Arif confrontou seu líder. Com a possível liberação de Said no Ramadã, os muçulmanos começaram uma briga, já que Arif não concordava com Said sendo o possível liberado.

Terceira temporada[]

Arif e Hamid Khan passaram a questionar a liderança de Said quando este passou a se encontrar com Tricia Ross por ela ser branca. Khan e Arif também ameaçaram Tricia por correspondência, além de dizer a Said que encontrariam um novo líder caso ele continuasse a se encontrar com Ross. Quando Said decidiu ensinar a Tobias Beecher sobre o Islã, Khan e Arif o expulsaram do grupo, com Hamid Khan se tornando o novo líder muçulmano de Oz.

Quarta temporada - Parte 1[]

Com a morte de Khan, Arif assumiu a liderança muçulmana. Aliando-se a Simon Adebisi, Arif pressionou Leo Glynn para demitir Tim McManus e substituí-lo por um diretor negro, culpando-o pelo tiroteio de Emerald City de 2000. Arif, também, tentou, sem sucesso, impedir que Said ajudasse o branco homossexual Jason Cramer a conseguir um novo julgamento. Martin Querns é nomeado novo diretor de Emerald City e, com isso, cria um conselho de presos responsáveis (Adebisi, Chucky Pancamo e Enrique Morales), além de transferir para City prisioneiros negros. Zangado pela associação entre Adebisi e Alá Supremo, por não ser um dos responsáveis e por nenhum dos presos transferidos para City ser muçulmano, Arif se aconselhou com Said, que lhe disse para liderar seus seguidores. Arif, então, pediu para Adebisi matar Alá Supremo, mas o líder negro se negou. Arif, então, testemunhou Ryan O'Reily matando Patrick Keenan. Ameaçado por Supremo e Mondo Browne, Arif pediu a Said que voltasse a liderar os muçulmanos.

Quarta temporada - Parte 2[]

Armando para que Leroy Tidd assassinasse Said, James Robson e Jaz Hoyt atacaram Arif, salvo por Tidd. Com isso, Said resolveu aceitar Tidd no grupo dos muçulmanos. Após a morte de Tidd, Arif confessou a Said que viu O'Reily matar Keenan, contando isto ao diretor Glynn. Sem acusações pela morte de Tidd, Schillinger e Robson zombaram de Said e Arif, o que começou uma briga entre os muçulmanos e a Irmandade Ariana. Com Said na solitária, Arif passou a preparar o grupo para uma guerra contra os arianos.

Quinta temporada[]

Durante uma visita, um acidente de ônibus ocorreu, matando diversos parentes de presos, incluindo a esposa de Arif, Sonsyrea. Ao contar ao diretor que viu O'Reily roubando o colar de Keenan após matá-lo, Arif acabou fazendo com que o irlandês envolvesse Henry Stanton e Martin Montgomery na trama, complicando as investigações. Mais tarde, Arif e Ahmad Lalar passaram a confrontar Said sobre seu relacionamento com Omar White. Said e Arif acusaram Robson pela morte de Lalar a Glynn, mas, sem provas.

Sexta temporada[]

Com o assassinato de Said, Arif foi aconselhado por McManus a assumir a liderança muçulmana, além do negócio de encadernamento de livros. Os melhores salários fazem alguns presos abandonar o telemarketing de Burr Redding e unirem-se à fábrica de encadernamento de Arif, que negou-se a ajudar White a matar o assassino de Said, Lemuel Idzik. Mesmo com problemas de orçamento, Arif negou-se a diminuir o salário dos presos. Redding obrigou Samuel Gougeon a destruir as máquinas dos muçulmanos. Mesmo sabendo da culpa de Redding, Arif decidiu manter-se em silêncio e receber o dinheiro do seguro. Se sentindo culpado, Arif confessou sua parte no esquema, sendo espancado e expulso dos muçulmanos.

Aparições[]

Zahir Arif apareceu em 48 episódios de Oz.

Referências[]

  • "Zahir Arif" significa "Aparente sabedoria"
Advertisement