FANDOM

Zahir Arif
Zahir Arif
Temporada(s)
1 | 2 | 3 | 4.1 | 4.2 | 5 | 6
Primeira aparição
Última aparição
Apareceu em
Também conhecido como
Jerome Van Dyke
Status
Vivo
Condenação
1997 a, no mínimo, seis anos.
Morte
()
Família
Sonsyrea Arif (esposa)
Interpretado por

Zahir Arif (em árabe زاهر عارف) (nascido "Jerome Van Dyke") (prisioneiro 97A622) é um personagem de Oz interpretado por Granville Adams.

BiografiaEditar

Primeira temporadaEditar

Preso em 1997, Arif seguia Kareem Said como membro dos muçulmanos.

Segunda temporadaEditar

Após a rebelião de Emerald City de 1997, Arif foi transferido para a Unidade B e, depois, mandado de volta para City como um dos quatro muçulmanos, com Said, Nasim Bismilla e Sanjay Afsana. Ao ver Said falando com Vernon Schillinger sobre a acusação de Schillinger por ter conspirado para matar Tobias Beecher, Arif confrontou seu líder. Com a possível liberação de Said no Ramadã, os muçulmanos começaram uma briga, já que Arif não concordava com Said sendo o possível liberado.

Terceira temporadaEditar

Arif e Hamid Khan passaram a questionar a liderança de Said quando este passou a se encontrar com Tricia Ross por ela ser branca. Khan e Arif também ameaçaram Tricia por correspondência, além de dizer a Said que encontrariam um novo líder caso ele continuasse a se encontrar com Ross. Quando Said decidiu ensinar a Tobias Beecher sobre o Islã, Khan e Arif o expulsaram do grupo, com Hamid Khan se tornando o novo líder muçulmano de Oz.

Com a morte de Khan, Arif assumiu a liderança muçulmana. Aliando-se a Simon Adebisi, Arif pressionou Leo Glynn para demitir Tim McManus e substituí-lo por um diretor negro, culpando-o pelo tiroteio de Emerald City de 2000. Arif, também, tentou, sem sucesso, impedir que Said ajudasse o branco homossexual Jason Cramer a conseguir um novo julgamento. Martin Querns é nomeado novo diretor de Emerald City e, com isso, cria um conselho de presos responsáveis (Adebisi, Chucky Pancamo e Enrique Morales), além de transferir para City prisioneiros negros. Zangado pela associação entre Adebisi e Alá Supremo, por não ser um dos responsáveis e por nenhum dos presos transferidos para City ser muçulmano, Arif se aconselhou com Said, que lhe disse para liderar seus seguidores. Arif, então, pediu para Adebisi matar Alá Supremo, mas o líder negro se negou. Arif, então, testemunhou Ryan O'Reily matando Patrick Keenan. Ameaçado por Supremo e Mondo Browne, Arif pediu a Said que voltasse a liderar os muçulmanos.

Armando para que Leroy Tidd assassinasse Said, James Robson e Jaz Hoyt atacaram Arif, salvo por Tidd. Com isso, Said resolveu aceitar Tidd no grupo dos muçulmanos. Após a morte de Tidd, Arif confessou a Said que viu O'Reily matar Keenan, contando isto ao diretor Glynn. Sem acusações pela morte de Tidd, Schillinger e Robson zombaram de Said e Arif, o que começou uma briga entre os muçulmanos e a Irmandade Ariana. Com Said na solitária, Arif passou a preparar o grupo para uma guerra contra os arianos.

Quinta temporadaEditar

Durante uma visita, um acidente de ônibus ocorreu, matando diversos parentes de presos, incluindo a esposa de Arif, Sonsyrea. Ao contar ao diretor que viu O'Reily roubando o colar de Keenan após matá-lo, Arif acabou fazendo com que o irlandês envolvesse Henry Stanton e Martin Montgomery na trama, complicando as investigações. Mais tarde, Arif e Ahmad Lalar passaram a confrontar Said sobre seu relacionamento com Omar White. Said e Arif acusaram Robson pela morte de Lalar a Glynn, mas, sem provas.

Sexta temporadaEditar

Com o assassinato de Said, Arif foi aconselhado por McManus a assumir a liderança muçulmana, além do negócio de encadernamento de livros. Os melhores salários fazem alguns presos abandonar o telemarketing de Burr Redding e unirem-se à fábrica de encadernamento de Arif, que negou-se a ajudar White a matar o assassino de Said, Lemuel Idzik. Mesmo com problemas de orçamento, Arif negou-se a diminuir o salário dos presos. Redding obrigou Samuel Gougeon a destruir as máquinas dos muçulmanos. Mesmo sabendo da culpa de Redding, Arif decidiu manter-se em silêncio e receber o dinheiro do seguro. Se sentindo culpado, Arif confessou sua parte no esquema, sendo espancado e expulso dos muçulmanos.

ApariçõesEditar

Zahir Arif apareceu em 48 episódios de Oz.

ReferênciasEditar

  • "Zahir Arif" significa "Aparente sabedoria"